Biologia, perguntado por biamarquessales, 7 meses atrás

A partir do PIB é possível se obter a renda per capita ou PIB per capita. O que a renda per capita representa? E por que não representa a renda real de cada indivíduo?

Soluções para a tarefa

Respondido por KaykyDaVN
18

Resposta:

A renda per capita é um dos indicadores socioeconômicos que avaliam o grau de desenvolvimento econômico de um determinado lugar. A média é obtida através da divisão do Produto Nacional Bruto (PNB) pelo número total de habitantes.

não representa a renda real de cada indivíduo,pois a Média é obtida através da divisão do Produto Nacional Bruto (PNB) pelo número total de habitantes,ou seja,é uma média,logo não representa o valor real de cada indivíduo.


ef6633755: muito obrigada, foi útil.
Respondido por arthurnascimento0810
0

Resposta:

PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de todos os serviços e bens produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade, continente). O PIB é expresso em valores monetários (no caso do brasil em Reais). Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento ecônomico. Vale dizer que no cálculo do PIB não são considerados os insumos de produção (matérias-primas, mão-de-obra, impostos e energia)

O PIB per capita (por pessoa), também conhecido como renda per capita, é obtido ao pegarmos o PIB de uma região, dividindo-o pelo número de habitantes desta região.  

O PIB per Capita brasileiro em 2012 ficou em R$ 22.400

Um dos temas que mais intriga os economistas é como medir o resultado das atividades econômicas, ou seja, como avaliar corretamente a riqueza que é produzida.

A forma mais tradicional de se medir o desempenho da economia de um país é pela análise de seu Produto Interno Bruto - PIB e de seu corolário, a renda per capita - que nada mais é o que o valor do PIB dividido pelo número de habitantes.

O PIB nos diz qual é a riqueza total de um determinado país. Dividí-la, aritmeticamente, pelo número de seus habitantes nos dá uma ideia - muito imperfeita - do padrão de vida de sua população.

Já em 1908 dizia Schumpeter:

Explicação:

Perguntas interessantes