A partir do período colonial no Brasil (1500-1808), responda as questões abaixo.
1 - Explique as relações políticas e econômicas entre Portugal, Espanha e Holanda e as diferentes consequências dessa relação que atingiu não só esses estados, mas também o Brasil.
2 - Explique como foi a descoberta do ouro no Brasil, a sua localidade e, aos menos, 3 consequências para o aspecto econômico
3 - Apresente o inicio das conjurações baiana do Rio de Janeiro e Mineira. Na mesma resposta, destaque como se deu o fim das mesmas e caracterize semelhanças e diferenças dessas conjurações
Soluções para a tarefa
1- As relações entre estes países variaram bastante no período colonial inteiro. Mas, resumidamente, Portugal mantinha relações econômicas com ambos e disputou com a Holanda, o monopólio da cana de açúcar, produzida no brasil, o que resultou numa desvalorização da cana de açúcar portuguesa, produzida no Brasil, principalmente após a descoberta do ouro. Houveram também casos de invasão holandesas na região nordeste que desempenharam papel importante no desenvolvimento dessa região.
2- O ouro foi descoberto no interior da capitania de São paulo, zona que só passou a ser explorada no fim do séc XVIII, através do bandeirismo. Consequências: Perda da expressividade da produção de cana da açúcar, mudança de capital da Bahia para o Rio de Janeiro, Regulamentação por parte da Coroa da extração de minério, através da tributação e imposição de regras, ascensão do comércio.
3 - Foram os três movimentos regionalistas que buscavam a Independência e proclamação da republica. Todos se baseavam nos iluminismo e eram liderados pelas elites locais. Todos foram barbaramente reprimidos, seus lideres e envolvidos foram mortos ou deportados.