A partir do momento em que a Linguística textual passou a estudar os processos de produção, recepção e interpretação de textos, o contexto pragmático e o contexto passaram a ser considerados elementos fundamentais. Reflita sobre o papel da coerência nesses estudos e assinale a alternativa correta.: a) A coerência pode ser tratada como um princípio pragmático e contextual, pois emissor e receptor concorrem para verificar qual o conhecimento de mundo verdadeiro. b) Na incorporação de fatores de ordem pragmática e contextual para a constituição da coerência, são mobilizados apenas o conhecimento linguístico e o gramatical. c) Para haver coerência textual, o leitor e o produtor de texto terão de mobilizar um tipo específico de conhecimento para ler e produzir com clareza e precisão. d) A coerência relaciona-se apenas ao processo de produção textual, ou seja, não se refere nem à leitura nem à interlocução. e) Existem diferentes tipos de coerência, como a semântica, que trata do sentido/significado das palavras em determinado contexto e a pragmática, que trata da adequação da fala.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Correta é a E
Explicação:
A coerência pode ser tratada como um princípio pragmático e contextual, pois emissor e receptor interagem para garantir a compreensão. Aliás, na incorporação de fatores de ordem pragmática e contextual para a constituição da coerência, são mobilizados o conhecimento linguístico, o enciclopédico, o interacional e o dos gêneros dos textos. Isso significa que o leitor e o produtor de texto terão de mobilizar diferentes tipos de conhecimentos para ler e produzir com clareza e precisão. Portanto, a coerência relaciona-se ao processo de produção e compreensão textual estabelecido na interlocução. Existem diferentes tipos de coerência, como a semântica, que trata do sentido/significado das palavras em determinado contexto e a pragmática, que trata da adequação da fala.
Resposta:
E.
Existem diferentes tipos de coerência, como a semântica, que trata do sentido/significado das palavras em determinado contexto e a pragmática, que trata da adequação da fala.
Explicação:
Por que esta resposta é a correta?
A coerência pode ser tratada como um princípio pragmático e contextual, pois emissor e receptor interagem para garantir a compreensão. Aliás, na incorporação de fatores de ordem pragmática e contextual para a constituição da coerência, são mobilizados o conhecimento linguístico, o enciclopédico, o interacional e o dos gêneros dos textos. Isso significa que o leitor e o produtor de texto terão de mobilizar diferentes tipos de conhecimentos para ler e produzir com clareza e precisão. Portanto, a coerência relaciona-se ao processo de produção e compreensão textual estabelecido na interlocução. Existem diferentes tipos de coerência, como a semântica, que trata do sentido/significado das palavras em determinado contexto e a pragmática, que trata da adequação da fala