A partir do momento em que a empresa escolheu o local de sua instalação, passa a trabalhar na parte interna, com a organização, e principalmente com o arranjo físico. Esse, por sua vez, muito importante para diminuir custos e desperdícios. Para tanto, é necessário realizar estudos e projetos para não gerar despesas desnecessárias para a organização. O arranjo físico pode afetar a competitividade da empresa, proporcionando facilidade no fluxo de informações e materiais, aumento da produtividade tanto das pessoas como dos equipamentos, redução dos riscos de acidentes e à saúde dos trabalhadores. Diante desse fato, existem quatro tipos de arranjo físico. Sobre os modelos utilizados nas organizações, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( ) Por Status.
( ) Posicional.
( ) Por Produto.
( ) Celular.
( ) Por Processo.
( ) Por Lote.
Soluções para a tarefa
A sequência correta é: F - V - V - V - V - F.
Arranjo posicional - concentra o centro operacional em apenas uma posição, fazendo com que todos tenham que se deslocar até ele, suas vantagens são a possibilidade de terceirização de todo o projeto, ou de parte dele, alta flexibilidade, e grande variedade de serviço para os colaboradores .
Arranjo por processo - tem como principal característica o agrupamento de funções e recursos semelhantes, muito usado em hospitais onde os setores são divididos por especialidade, supermercados, loja de departamentos, entre outros.
Arranjo celular - preza pela eficiência sem abrir mão da flexibilidade unindo recursos que mesmo não sendo similares, possuem etapas semelhantes de processamento. Vantagens: aumento da flexibilidade, trabalho em grupo valorizado , entre outros.
Arranjo por produto - é usado para dar conta de um grande número de processos ao mesmo tempo e um volume alto de demanda. Vantagens: produção em massa com grande produtividade, melhor controle de produtividade, entre outros.
Espero ter ajudado!
Resposta: Posicional, Por Processo, Celular e Por Produto