Biologia, perguntado por AnnaRitaS, 1 ano atrás

A partir do heredograma ilustrado de uma família, em que há indivíduos não afetados (círculos e quadrados não pintados) e afetados por uma doença (círculos e quadrados pintados), à luz das leis mendelianas, é correto afirmar:
01) O indivíduo II-1 é homozigoto.
02) A possibilidade de III-2 ser heterozigoto é de, aproximadamente, 67%.
03) O gene responsável pela expressão da característica é holândrico.
04) O indivíduo III-8 é homozigoto dominante.
05) O indivíduo IV-1 pode não possuir o gene responsável pela expressão da característica afetada.
Especifique os erros por favor ^^ Grata! =)

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por claracolaci
37
1 - O indivíduo é heterozigoto Aa.
2 - correto
3 - Não pode ser uma herança holandrica (herança por sexo) visto que ambos os sexos são afetados.
4 - Ele pode ser ou não homozigoto, tendo 33,3 de chance de ser homozigoto.
5 - com certeza o indivíduo possui o gene responsável pela característica, visto que ele é Aa.

Qualquer dúvida pode perguntar!

AnnaRitaS: Olá, gostaria do cálculo da alternativa 02.
claracolaci: Olá, ambos os pais do III-2 são Aa (pois não possuírem a doença e terem filhos com a mesma) assim podem gerar filhos com os genes: AA, Aa, Aa e aa. Porém por já sabermos que o III-2 não possui a doença podemos descartar o aa.
O AA, Aa e Aa representam 100%, logo Aa e Aa são ⅔ = 67%
AnnaRitaS: O indivíduo III-2 é o aa? Então a doença é dominante. Não tinha notado isso, estava pensado que era uma doença recessiva. Obrigada!
claracolaci: Não, ele é ou Aa ou AA. A doença é recessiva. Por que concluiu que era dominante?
claracolaci: Gostaria de poder te enviar a imagem com o meu raciocínio, é difícil explicar genética por texto haha
AnnaRitaS: Olá Clara.. Família I --> Temos o pai: Aa mãe: aa Do cruzamento desses--> Aa Aa aa aa O indivíduo II-2 não é doente, portanto ele será Aa, isto levando em conta que é doença recessiva. Já vimos que o II-1 é heterozigoto e acabamos de ver que o II-2 também é, realizando o cruzamento --> AA Aa Aa aa. Dentre os filhos desse casal 3 possuem a doença (AA Aa Aa), e um não possue a doença (III-2), o próprio heredograma mostra isso. Foi assim que cheguei a conclusão Clara.
AnnaRitaS: Sei que estou errada, o casal II-3,4 são normais e tem um filho doente, um professor me disse que " pais normais tendo um filho doente, doença recessiva", não sei se isso se aplica a mais de um filho...(se souber me diz, rs). Sei que estou errada, mas não consigo compreender o cruzamento do casal II-1,2. Me ajuda? rs =) Para mandar alguma foto, você clica em editar sua resposta ( a primeira) lá tem a opção de por algum arquivo.
Respondido por gilmaasilva
37

Olá!


Analisando cada afirmativa temos:


01) O indivíduo II-1 é homozigoto.  - Errada: como o indivíduo II-1 tem filhos homozigotos recessivos, ele precisa de um alelo recessivo, sendo, portanto, heterozigoto


02) A possibilidade de III-2 ser heterozigoto é de, aproximadamente, 67%. - Correto: como sabemos que ele não é homozigoto recessivo, essa possibilidade pode ser descartada, então a chance dele ser heterozigoto é de 2/3, ou seja, 67%



03) O gene responsável pela expressão da característica é holândrico.  - Errada. Características holândricas são ligadas ao sexo, e essa doença aparece tanto no sexo masculino quanto no feminino.


04) O indivíduo III-8 é homozigoto dominante.  - Errada: não é possível afirmar isso, uma vez que ele também pode ser heterozigoto


05) O indivíduo IV-1 pode não possuir o gene responsável pela expressão da característica afetada. - Errada: como ele é filho de um pai homozigoto recessivo, ele será heterozigoto, apresentando o gene, mesmo que suprimido pelo alelo dominante.

Perguntas interessantes