ENEM, perguntado por ketlynjuliana4251, 1 ano atrás

A partir do final do séc. II a.E.C, o Senado Romano passou a dar respaldo para chefes militares exercerem o poder sem necessariamente precisar consultar as demais instituições republicanas. Este período final da República Romana é intitulado como: triunvirato. Apos sucessivas crises, por volta de 27 a.E.C., Caio Otávio saiu vitorioso, sendo-lhe promulgado pelo Senado o titulo de Augusto, que quer dizer Imperador.A partir do texto acima, é possível afirmar que, ao conceder o título de Imperador a Caio Otávio, se inicia em Roma:a) Um novo período Monárquico, pois Caio Otávio foi proclamado presidente da República Romana.b) Um novo período Republicano, agora exercido pelo poder de um único ditador.c) Uma nova fase da história de Roma, que passou a ser caracterizada como Império.d) Uma nova fase da história de Roma, que retornou aos seus primórdios e dividiu-se novamente em vilas.​

Soluções para a tarefa

Respondido por rayllecn
8

A alternativa correta é a c) Uma nova fase da história de Roma, que passou a ser caracterizada como Império

Quando Caio Otávio recebeu o título de Augusto tivemos o fim do sistema republicano romano e o início do Império Romano. Em outras palavras, o Senado não tinha mais poder estrutural e passou a estar submetido as vontades do Imperador.

Esse período e marcado por um governo autocrático liderado por um imperador e por extensas possessões territoriais em volta do mar Mediterrâneo na Europa, África e Ásia. Assim, a sociedade romana passou a viver uma militarização profunda, assim como um centralismo político, que permitiram, primeiro, a rápida expansão das fronteiras e causaram, depois, profundas agitações sociais.

Espero ter ajudado, bons estudos :)

Perguntas interessantes