Administração, perguntado por dharabarbosa7154, 5 meses atrás

A partir do exposto, elabore um relatório-guia para os jornalistas do jornal Notícias da Cidade sobre o que eles podem fazer para inserir o ócio criativo no seu dia a dia. Seu relatório deve conter.


a) justificativa acerca da importância do ócio criativo para a atividade jornalística;


b) recomendações de ações e atividades que podem ser incorporadas na prática profissional dos jornalistas a fim de estimular o ócio criativo

Soluções para a tarefa

Respondido por fernandafuriacuiaba
1

Resposta:

a) Os profissionais do Notícias da Cidade têm muito a ganhar na sua prática jornalística com a inserção de atividades voltadas para o ócio criativo, em face das rápidas mudanças nas formas como a informação pode ser coletada, aferida, apresentada e distribuída. Isso porque a criatividade no pensar e no repensar dos modos produtivos do jornalismo tem sido muito valorizada. Além disso, a criatividade ajuda o jornalista na hora de pensar tanto na forma que deseja dar à sua matéria – seja inserindo infográficos ou com abordagens diferenciadas – como no conteúdo – seja considerando como ele apura a informação ou como se relaciona com suas fontes.

b) Na prática jornalística, a divisão entre o trabalho e o ócio não está clara. Um momento de lazer pode ser uma oportunidade de encontrar fontes, as atividades de aprendizado e reflexão podem enriquecer o conteúdo que se produz, e o dia a dia profissional é profundamente influenciado pelo seu conteúdo intelectual pessoal. Assim, é fundamental que os jornalistas do Notícias da Cidade tenham a capacidade de buscar um equilíbrio entre essas três bases. Para isso, podem ser consideradas as seguintes recomendações:

- Programar-se para ler: todo bom escritor é primeiramente um bom leitor. Livros fornecem argumentos coerentes e estruturados. Comece o ano fazendo uma programação de livros que deseja ler. Estabeleça a meta de pelo menos um por mês e liste esses 12 livros.

- Busque outras fontes de aprendizado para o que não conseguir ler: para os conhecimentos que acredita não ter tempo de se aprofundar, procure o suporte de especialistas. A Internet é muito rica em palestras, artigos e documentários de gente qualificada. Aprenda onde estão e quais são essas fontes e passe a consumi-las, por exemplo, ouvindo um podcast no trânsito ou assistindo a documentários como atividade de lazer.

- Conecte-se: aprenda a extrair o máximo de ferramentas de conexão entre pessoas e de redes sociais, a exemplo do LinkedIn. Busque contatos interessantes e seja generoso, compartilhando o material que produz.

- Foco: somos educados a não estarmos presentes naquilo que fazemos. Entregue-se por completo às atividades, sejam de lazer, trabalho ou estudo. Esteja atento ao que está fazendo e como está fazendo; saia do piloto automático.

Explicação:

Perguntas interessantes