A partir do exposto, analise a situação a seguir:
Na escola municipal “José de Alencar” os professores tiveram uma reunião pedagógica para debater a organização do trabalho educativo. O grupo sabe da responsabilidade de elaborar práticas pedagógicas que vão de encontro com as aprendizagens essenciais da Base Nacional Comum Curricular e por isso compreendem o espaço de formação continuada na escola como fundamental para o crescimento do grupo. Sendo assim, a pedagoga Rafaela começou a conversa pedindo para que os docentes apresentassem suas dúvidas sobre os desafios e as possibilidades de elaborar práticas baseadas nas tendências que proporcionam benefícios para a efetivação de uma educação de qualidade. Em seguida, ela disponibilizou para o corpo docente um texto que analisa as tendências pedagógicas na prática escolar. Após a leitura, os professores refletiram sobre as seguintes questões:
- Quais são as diferenças entre as tendências liberais e progressistas?
- Como se configura o papel da escola, a relação professor-aluno e as perspectivas de aprendizagem nestes diferentes grupos (liberais e progressistas)?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. Dessa forma, o indivíduo deve adaptar-se aos valores e normas da sociedade de classe, desenvolvendo sua cultura individual. Com isso as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, já que, a escola não leva em consideração as desigualdades sociais. O aluno não é o foco da escola, e suas vivências e experiências não são consideradas no processo de ensino aprendizagem. Existem quatro tipos: a tradicional, renovada, renovada não- diretiva e tecnicista. Já a tendência progressista analisam de forma critica as realidades sociais, cuja educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social, explicando o papel do sujeito como um ser que constrói sua realidade. Ela assume um caráter pedagógico e político ao mesmo tempo. É divida em três tendências: a libertadora, libertária e crítico- social dos conteúdos. Nele a escola assume um papel socializador, que considera o aluno, suas experiências e vivências. O ambiente escolar é acolhedor e pensado para os estudantes.
Explicação:
A tendência liberal visa moldar o aluno para que ele seja a gente presente na sociedade, contribuindo para formação dela.
Já a tendência progressista visa possibilitar ao aluno que ele seja um ente de mudança social destruindo os conceitos antes elaborados para assim construir outros com base no progresso.
A relação de professor e aluno em ambas as tendências é bastante próximo tendo em vista o reconhecimento de que o professor é intimamente responsável por moldar e ensinar os alunos as diversas práticas.
Logo, nas duas tendências há práticas de valorização do professor.
você pode ler mais em: brainly.com.br/tarefa/173768
espero ter ajudado!