A partir do estudo dos textos que compõem o PET V, propomos um exercício de escrita criativa. Imagine
que você é candidato(a) à prefeitura de sua cidade e irá escrever uma carta direcionada ao público juvenil, com propostas voltadas aos direitos dos jovens. Para criar seu plano de políticas públicas, reflita
sobre sua realidade, levando em conta aquilo que poderia existir em seu município. Suas propositivas
podem abranger diversas áreas ( educação, cultura, saúde, renda, mobilidade urbana, entre outras).
Soluções para a tarefa
Resposta:
Não é novidade que os jovens estão cada vez mais desinteressados no estudo que é dado nas escolas, já que muitas vezes não é de seu interesse, ou julgam nunca precisar usarem tal conhecimento.
Por esse motivo, a proposta é que as escolas do nosso município passa a realizar atividades fora da escola, como: trilhas, passeios, caminhadas e esportes.
E também que seja incluso aulas de primeiros socorros, aulas de informática, e aulas sobre finanças, já que nessa fase da vida é importante que seja desenvolvido o pensamento de como administrar o próprio dinheiro.
E por fim, será adicionado programas de apoio aos jovens, onde irá tratar sobre emoções, talentos e também terá aulas remotas de violão, skate, pintura e dança.
Explicação:
confia
Considerando que a proposta é escrever uma carta ao público, a melhor opção a ser adotada é a escrita de uma carta aberta.
A carta aberta é um tipo de carta argumentativa, que tem como objetivo atingir um grande público-alvo e divulgar amplamente um ponto de vista, uma denúncia, um alerta, uma defesa ou acusação etc. A principal diferença entre a carta pessoal e a carta aberta é justamente o interesse coletivo que está presente nesta última.
Para redação de uma carta aberta é interessante observar uma estrutura composta de abertura (local, data e destinatário), uma introdução ao assunto, desenvolvimento e conclusão, e por fim um fechamento com identificação do remetente. Assim, sem mais delongas, vamos à um exemplo de carta aberta com o tema proposto.
São Paulo (SP), 12 de julho de 2021.
CARTA ABERTA À COMUNIDADE JUVENIL DA CIDADE DE SÃO PAULO
Prezados (as) jovens da cidade de São Paulo,
A juventude é uma fase da vida repleta de grandes oportunidades para aprendizagem, socialização e desenvolvimento. É portanto, o momento em que mais devem ser observados e protegidos os direitos inerentes às Crianças e Adolescentes previstos na Constituição Federal e na Lei Nº 8.069 de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente). Neste sentido, é dever das autoridades públicas e governantes garantir que tais direitos sejam observados.
Acredito que vocês adolescentes são sujeitos de direitos, que devem ter todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana não apenas garantidos por lei, mas também colocados em prática. Assim, para cumprir tal objetivo, tenho como proposta a melhoria das escolas municipais, com a valorização do professor e do aluno em sua forma individual de aprendizado, a implantação de um projeto que visa prevenir que atos infracionais sejam cometidos, afastando nossos jovens da criminalidade através da educação de qualidade, lazer e oportunidades no mercado de trabalho. Buscarei também garantir a integral proteção da saúde dos jovens de São Paulo, para que possam se desenvolver de forma plena por meio do sistema único de saúde.
Para tanto não podemos recorrer a medidas simples e sem eficácia, é preciso seriedade para tratar de assuntos complexos como a implementação de políticas públicas. E embora as autoridades públicas tenham o dever de realizar tais medidas, são vocês jovens que possuem o poder e a força para impulsionar essa mudança. Por isso, peço que votem conscientemente nessas eleições e que se abram para as discussões sobre os problemas que envolvem a nossa sociedade, exponham seus planos e ideias, exijam o cumprimento de seus direitos, pois vocês são o futuro da nação.
Candidato à prefeitura de São Paulo.
Ver mais sobre tipos de cartas em: https://brainly.com.br/tarefa/5238600