A partir do estudo de caso apresentado, você deverá responder as questões a seguir no formulário padrão, disponível no Material da disciplina.
1) Apresente as áreas de atuação que a professora Marina terá após a conclusão do curso de Formação de professores em nível médio - Modalidade Normal, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº 9.394/96. (Máximo 5 linhas)
2) Apesar da boa formação que obteve com o curso em nível médio, Marina percebeu que havia necessidade de aperfeiçoamento profissional. Nesse sentido, o que o (a) professor (a) deve buscar para que se sinta cada vez mais preparado para o exercício da docência? Justifique sua resposta. (Máximo 5 linhas)
3) Tratando da Formação Continuada, a Meta 16 do Plano Nacional de Educação (PNE) propõe essa formação aos professores da Educação Básica. Consulte a respectiva Meta do PNE, apresente o que a mesma propõe e pontue ao menos duas (2) estratégias (ações) que podem ser desenvolvidas para cumpri-la até o final da vigência do PNE. (Máximo 12 linhas)
4) Com os conhecimentos teórico-práticos que Marina adquiriu a partir do curso realizado e, com a consciência sobre seu papel social, sabia que os conteúdos que deveria trabalhar precisariam passar por várias dimensões do conhecimento. Essa prática se desenvolve para que o (a) aluno (a) tenha uma aprendizagem vista na sua totalidade. Nesse sentido, responda:
a) Como esse processo se desenvolve na prática de sala de aula? Considere em sua resposta o método dialético como orientador da práxis docente. (Máximo 10 linhas)
b) Quais saberes e conhecimentos são necessários, à professora Marina e aos professores de modo geral que atuam com a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental? (máximo 7 linhas).
Soluções para a tarefa
O educando que concluir o curso normalista tem como competência o exercício da atividade docente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
Valendo notar que é dever da instituição escolar e do educador, promoverem medidas que estimulem seus alunos no aprendizado assim como atividades dinâmicas e participativas que poderão desenvolver seu potencial de socialização, indo além somente da própria avaliação mas como um preparo para a vida social.
Assim, o processo de avaliação tem como característica principal a análise do desempenho dos alunos a partir de provas e testes divididas bimestralmente com o intuito de obter um coeficiente ao final do ano letivo para sua aprovação.
Além disso, o fortalecimento das estratégias curriculares devem priorizar o monitoramento e o acesso dos alunos, aos programas, como apresentado na assertiva.
O plano também ressalta a importância dos programas e das medidas públicas para ação escolar;
Por fim, o plano nacional nos mostra que a instituição deve oferecer diferentes formas de oferta do ensino.
Resposta:
1) Educação infantil e Ensino Médio.
2) O professor deve buscar sua formação continuada.
3)Meta 16. Formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos (as) os (as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.
16.1) realizar, em regime de colaboração, o planejamento estratégico para dimensionamento da demanda por formação continuada e fomentar a respectiva oferta por parte das instituições públicas de educação superior, de forma orgânica e articulada às políticas de formação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;
16.2) consolidar política nacional de formação de professores e professoras da educação básica, definindo diretrizes nacionais, áreas prioritárias, instituições formadoras e processos de certificação das atividades formativas;
4)
a) O professor deverá usar a forma dialética para ter uma boa práxis.
b) O professor deve ter uma formação continuada.