A partir do darwinismo social, Spencer erigiu uma teoria sobre as raças, estendendo critérios de comparação e diferenciação utilizados para o estudo de animais, a fim de compreender as diferenças entre os homens; Estabelecendo que, tal qual os animais, os homens se subdividiriam em raças e que, aplicando-se as teses darwinistas, poderiam ser qualificadas como mais ou menos aptas, ou ainda, primitivas ou civilizadas, de modo que anularia o poder de livre arbítrio do homem, uma vez que suas escolhas estariam determinadas pelas características étnico-culturais que teriam herdado de seus antepassados. Utilizando esses critérios, o cruzamento inter-racial, a miscigenação, levaria à degeneração das espécies, enquanto sua perpetuação seria garantida pela valorização das raças “puras”, ou seja, intocadas pela miscigenação. A dominação de um grupo sobre outro ganhava não só uma explicação sistêmica, pseudocientífica, mas fundamentalmente ganhava uma legitimação, pois em nome da defesa da civilização seria preciso dominar e/ou civilizar a barbárie. A Antropologia se desenvolveu, em seu período embrionário, orientada exatamente por esses pressupostos teóricos
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