A partir do contexto da disputa pelos saberes que compõem os currículos e os materiais didáticos, leia as afirmações e assinale a alternativa INCORRETA: Existe uma questão central que gera polêmica a partir de propostas têm o objetivo de inserir mais saberes (que não só os hegemônicos) para serem representados nos livros didáticos e, portanto, nos currículos: a disputa pelo "o que ensinar", pelos conteúdos e conhecimentos válidos e que devam ser retransmitidos às futuras gerações. Se também é fato que os "conhecimentos historicamente acumulados" por uma determinada classe social se sobrepõe aos demais conhecimentos, observamos cada vez mais os movimentos organizados, no nosso caso, por meio das disputas pelos saberes presentes nos currículos e nos materiais didáticos, além das próprias metodologias e filosofias pedagógicas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. A escola é uma instituição que está em disputa pela disseminação dos saberes, das ideias e da cultura dos diversos grupos que compõem a estrutura social. É fato que precisamos refletir sobre a presença de saberes e de uma cultura hegemônica nos materiais didáticos e na própria didática dos professores. Nosso modelo de sociedade é fundamentado na concepção europeia, mas mesmo reconhecendo sua hegemonia em relação aos demais saberes e culturas, não podemos afirmar ou reconhecer o eurocentrismo. Essa disputa é ferrenha, não por acaso quando surgem propostas de reformas da matriz curricular os debates (e até embates) são disputadíssimos. O que está em jogo, nesse caso, é a disseminação de uma determinada ideologia, de uma visão de mundo às crianças nas escolas. Em outras palavras: o que e como devemos aprender a cultura daqueles que vencem essa disputa. Karl Marx tratou disso como mais um aspecto da luta entre classes sociais, sendo que a classe dominante economicamente (a burguesia) quer incutir e reproduzir nas demais os seus próprios valores. QUESTAO ANTERIOR PRÓXIMA QUESTÃO FECHAR ENVIAR PARA AVALIAÇÃO 1 2
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É fato que precisamos refletir sobre a presença de saberes e de uma cultura hegemônica nos materiais didáticos e na própria didática de professores. Nosso modelo de sociedade é fundamentado na concepção europeia, mas mesmo reconhecendo sua hegemonia em relação aos demais saberes e culturas, não podemos afirmar ou reconhecer o eurocentrismo.
Explicação:
Ao contrario do que diz a afirmação, temos sim que reconhecer o eurocentrismo, ou seja, a posição hegemônica de uma cultura, no caso a europeia, que se sobrepõe e , inclusive, muitas vezes invalidadas outras.
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