A partir do conteúdo ministrado sobre a "política na história", segundo a filosofia, dois grandes filósofos se preocuparam com esse contexto. Sendo assim, baseado em seus estudos e do texto abaixo, coerência boa argumentação, com produza texto com um aproximadamente 20 linhas e dentro das normas de texto dissertativo. As influências de Platão e Aristóteles no terreno da reflexão política foram marcantes tanto na Antiguidade como na Idade Média. A ideia de que a política tem como objetivo o bem comum, que em Platão seria a justiça é em Aristóteles a vida boa e feliz, orientaria grande parte da reflexão filosófica
Soluções para a tarefa
Para Platão, a justiça é a harmonia entre quatro virtudes: a moderação, a coragem, a sabedoria e a própria justiça, porém este estado essencial e verdadeiro só poderia ser alcançado pelos filósofos, que compreendiam que o mundo sensível é apenas uma cópia do mundo inteligível.
Assim, Platão argumentou sobre a cidade ideal, que deveria ter a direção política destinada aos filósofos, sendo o governo ideal, o governo aristocrático, encabeçado por reis-filósofos ou filósofos-reis. Platão era um idealista.
Para Platão, na democracia impera a anarquia oriunda de meras opiniões do mundo sensível, ao invés da ciência e da verdade que pertencem ao mundo inteligível. A herança platônica foi a mais identificada com o Cristianismo.
Aristóteles era realista e concebeu a atividade politica baseada na ética, visando a felicidade: sabedoria, virtude e prazer. O bem moral consiste em agir de forma equilibrada e sob a orientação da razão para se chegar a uma vida boa e bela, não como privilégio individual e sim coletivo, pois considerava que o bem individual não pode estar em desacordo com o bem social.
Viver bem é decorrência de um aprendizado que se daria por intermédio da razão, da virtude e dos bons hábitos. Com este pensamento, Aristóteles valorizou a vontade humana e a deliberação, seguida do esforço para praticar bons hábitos.
Bons estudos!