A partir do começo do século XX, se deu início as Teorias Administrativas. A Administração Científica com Taylor, foi a precursora destas teorias, seguida no decorrer de todo o século XX por diversas outras teorias. Nessa linha, houve algumas que se destacaram devido ao diferente foco de estudo que apresentaram para sua época. Entre essas teorias, estão: Administração Científica; Teoria Clássica; Teoria das Relações Humanas e Teoria Comportamental.
Para este exercício prático, levando em consideração as Teorias Administrativas citadas acima (Administração Científica; Teoria Clássica; Teoria das Relações Humanas e Teoria Comportamental), observe uma organização que você tenha acesso e identifique alguns pontos de cada teoria que são possíveis presenciar no ambiente da organização. Podendo estes, ser pontos praticados pela organização, quanto pontos não praticados, mas que são indicados pelas teorias.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Oi você conseguiu responde ? poderia me ajuda
Explicação:
Administração Científica (Taylorismo):
Teoria Burocrática (Weber):
Teoria Clássica (Fayol):
Teoria das Relações Humanas:
Teoria Estruturalista:
Teoria Neoclássica:
Teoria Comportamental:
Teoria Contingencial:
Administração Científica (Taylorismo): com ênfase nas tarefas, buscava a racionalização do trabalho no nível operacional, ou seja, o foco era no empregado. Apesar de apresentar como vantagens a produtividade e a eficiência, não levava em consideração as necessidades sociais dos funcionários.
Teoria Burocrática (Weber): com ênfase na estrutura, tinha como objetivo a racionalidade organizacional e a organização formal (baseada em regras e normas). Focava na organização inteira. Apresentava muita rigidez e lentidão, apesar de ter como vantagens a consistência e a eficiência.
Teoria Clássica (Fayol): também apresentava ênfase na estrutura. No entanto, o foco estava no gerente (visão de cima para baixo). Defendia o planejamento como uma das funções principais do administrador, o qual teve a profissionalização de seu papel como gerente.
Teoria das Relações Humanas: como o próprio nome já indica, sua ênfase estava nas pessoas. Iniciada a partir da experiência de Hawthorne (análise das relações da produtividade com a iluminação da fábrica de equipamentos eletrônicos de Hawthorne), defendia um enfoque na organização informal, na comunicação, liderança, motivação e dinâmicas de grupo.
Teoria Estruturalista: apresenta ênfase tanto na estrutura como no ambiente. Sendo assim, ela tem uma abordagem plural que observa a organização, tanto no seu aspecto formal quanto informal, e também o ambiente e como a organização interage e aprende com ele.
Teoria Neoclássica: ênfase na estrutura. Sustenta-se na prática da Administração, na reafirmação dos princípios da Teoria Clássica e gerais da Administração, porém de forma redimensionada.
Teoria Comportamental: ênfase nas pessoas. Apresenta um enfoque behavorista. Apesar dela ser decorrente da Teoria das Relações Humanas, ela oferece uma visão do comportamento inserido no contexto organizacional.
Teoria Contingencial: ênfase no ambiente e na tecnologia. Defende tanto que não há uma melhor maneira de organizar, como também que uma forma de organizar pode não ser eficaz da mesma forma em todas as situações.