a partir do começo do século XVI,a administração colonial determinou a construção de fortes em diferentes pontos da colônia.quais eram os objetivos do governo metropolitano com essas construções?
Soluções para a tarefa
Fortes eram construções costeiras de cunho militar com o intuito de defender o território contra invasões inimigas vindas do mar.
Serviam também de fonte de abastecimento para navios e soldados que estivessem próximos em alguma situação de conflito, comunicação e observação, já que seu posicionamento era ideal.
Logo no inicio do sec XVI, os franceses não aceitaram o Tratado de Tordesilhas (que dividiam o territorio novo entre Espanhois E portugueses apenas) e ocuparam vários pontos do litoral brasileiro. Tendo inclusive construído relações com os locais que aqui habitavam.
Alem disso, ao longo desse século invasoes menores francesas e seus corsários (piratas) aconteciam. Como o territorio ainda era pouco povoado e muito vasto, seu controle era difícil, sendo alvo fácil das outras potencias em busca de novos territórios (e fontes de riqueza).
A relaçao foi tão grande que na segunda metade do século XVI, numa região “vazia” os franceses criaram uma colônia no Rio de Janeiro denominada “França Antartica”.
Daí a importancia dos fortes no seculo XVI: defender, observar, ter contatos e comunicar o que se passava nas costas brasileiras contra os franceses, inimigos daquele momento. Que alguns anos depois ja no seculo XVII, seriam os holandeses.
Resposta:
Os fortes inicialmente serviam para proteger os novos colonos dos indigenas e dos franceses que queria ocupar a regiãos. Mas logo depois serviu como ponto inicial para a criação das primeiras vilas.
Explicação: