História, perguntado por AMD, 1 ano atrás

A partir do assunto sobre religião e conquista na América portuguesa , produza um texto que esclareça seu ponto de vista .

Soluções para a tarefa

Respondido por falarodrigo
8
Prezada,

Devido às gigantescas quantidades de vítimas indígenas das epidemias trazidas pelos  enquanto os portugueses não eram tão afetados pelas mesmas doenças (em razão de, na Europa, após dezenas ou centenas de gerações, a maior parte das pessoas eram descendentes daqueles que apresentavam algum tipo de resistência a essas doenças) houve uma dominação cultural e religiosa, pois os indígenas passaram a acreditar que isso se devia ao deus dos europeus ser mais forte que os deles, de modo que houve a desestruturação de muitas sociedades indígenas e a conversão em massa em busca de salvação contra as epidemias e, em parte, por isso, até hoje, a maioria da população que habita a América é cristã.

Contribuindo para o êxito do projeto colonizador, os jesuítas eram bem organizados, estudiosos, e práticos, trocando experiências sobre as práticas de catequização no mundo inteiro, analisando quais tinham êxito ou não, bem como apropriando-se das culturas locais para melhor converterem. 

Tal como fizeram no Japão, eles aprenderam as línguas indígenas e criaram dicionários destas para o português, ensinando-os a cultivar a terra e cuidar de animais, criando povoamentos que se converteram em cidades, em diferentes locais do Brasil. Muitos desses índios eram, contrariando a vontade dos religiosos, capturados e convertidos em escravos. 

Na verdade, eles não desejavam a escravidão dos indígenas, mas os convertiam à religião católica, bem como à vida sedentária com o cultivo de plantas e animais trazidos de outras partes do mundo. Assim, esses religiosos adquiriram poder na sociedade, tanto que foram expulsos do Brasil em 1759.

Portanto, a religião foi um elemento importante para a colonização / invasão das terras americanas, dentre elas as que se tornariam o Brasil, contribuindo para isso a desestruturação das sociedades indígenas frente a tantas mortes, a inteligência, trocas de experiências, e dedicação dos jesuítas, bem como a imposição cultural, militar, e demográfica das cidades (haja vista que a vida de caçadores-coletores da maior parte das tribos não possibilitava a sustentabilidade de um grupo grande), houve uma redução gigantesca no número de indígenas que preservaram seu modo de vida e suas religiões, estando, em geral, em regiões distantes dos principais centros econômicos ao longo da história do nosso país.

Sugiro, para complementar essa resposta, que veja o vídeo "Armas germes e Aço - Conquista" no you.. tube.

Bons estudos!

Perguntas interessantes