A partir do aparecimento da fábrica moderna, vinculada à utilização industrial da energia a vapor e à mecanização da produção de tecidos no século XVIII, a economia capitalista conheceu diferentes saltos tecnológicos, frequentemente denominados revoluções industriais. Sobre estas, assinale a alternativa CORRETA
Soluções para a tarefa
Com a revolução industrial, houve o avanço tanto da economia quanto da tecnologia, na qual, está atrelada ao surgimento do taylorismo e fordismo.
Alternativa C) "Em geral associados à Segunda Revolução Industrial, desenvolveram-se o taylorismo e o fordismo, a partir do controle rigoroso do ritmo de trabalho dentro das empresas, que se tornaram cada vez mais especializadas"
O Fordismo refere-se a uma forma de vida econômica desenvolvida em torno da produção em massa de bens de consumo, utilizando técnicas de linhas de montagens.
Algumas grandes empresas vieram a dominar os setores-chave da economia, ditaram o mercado, e ditaram o que seria oferecido aos consumidores. Em troca, esperavam uma lealdade a longo prazo dos seus trabalhadores, que estavam dispostos a ganhar salários mais elevados e dentre outros benefícios.
Já o Taylorismo, a gestão da fábrica tinha como objetivo determinar a melhor forma do trabalhador fazer o seu trabalho, fornecer as ferramentas e formações adequadas, e incentivos para um bom desempenho.
Taylor, dividiu cada trabalho nas suas moções individuais, analisou-as para determinar quais eram essenciais, e cronometrou os trabalhadores com um cronômetro. Com a eliminação de movimentos desnecessários, o trabalhador, seguindo uma rotina maquinista, tornou-se muito mais produtivo.
Questão similar no Brainly:
https://brainly.com.br/tarefa/6680670
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos :)
O taylorismo e o fordismo foram desenvolvidos durante a Segunda Revolução Industrial, pois existia um controle de trabalho muito rígido dentro das fábricas, que davam tarefas cada vez mais especializadas para os empregados (alternativa correta C).
A Revolução Industrial
A Revolução Industrial teve início na Inglaterra a partir da mecanização das fábricas de tecido. Com isso, as novas tecnologias acabaram se espalhando para outros setores, que acabaram avançando e desenvolvendo o uso de matrizes energéticas, como o carvão. A máquina a vapor também foi muito importante inicialmente.
Posteriormente, surgiram as fábricas especializadas que utilizavam esteiras de produção e davam ao funcionário tarefas específicas, sem que ele conhecesse todo o processo produtivo e desempenhasse apenas aquela função, como o taylorismo e o fordismo.
Leia mais sobre Revolução Industrial em:
https://brainly.com.br/tarefa/2231008
Como a questão está incompleta, seguem abaixo as alternativas:
a)em virtude da expansão imperialista, a Alemanha foi o epicentro da Primeira Revolução Industrial, desencadeada a partir do investimento produtivo de recursos obtidos com a exploração das colônias;
b) o desenvolvimento da eletricidade e da produção de aço foi característico da Segunda Revolução Industrial, tendo conduzido ao declínio dos monopólios capitalistas, dado o preço reduzido da energia elétrica e das matérias-primas, que facilitou a afirmação de empresas de pequeno porte;
c) em geral associados à Segunda Revolução Industrial, desenvolveram-se o taylorismo e o fordismo, a partir do controle rigoroso do ritmo de trabalho dentro das empresas, que se tornaram cada vez mais especializadas;
d) a Terceira Revolução Industrial, vinculada à utilização da microeletrônica, da biotecnologia e da informática, conduziu a uma expansão espetacular do emprego industrial na etapa contemporânea do desenvolvimento capitalista.