a partir do anos 1960, os estudos de teoria literária sofreram um deslocamento que se deveu: a) a busca de uma proposta de trabalho mais complexa, focada na consideracao de aspectos exteriores ao texto, como forma de possibilitar uma classificacao que superasse a taxonomia pautada nos modelos classicos. b) a preocupacao de estabelecer relaçoes entre a literatura e as questoes de ordem historica, politica e ideologica. c) ao fortalecimento de teorias, como a bakhtiniana, que preconizavam um trabalho mais apurado, por meio do qual temas como lutas sociais fossem incorporadas a obra literária. d) ao surgimento de teorias que consideravam a necessidade de no processo de estudo da literatura considerar em primeiro lugar as determinantes internas do texto literario e a seguir relacioná-los com o conteúdo
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Em 1960 vemos que os estudos de teoria literária, se deslocou pelo marco descrito na LETRA B.
Havia sim, uma preocupação sobre o fato da literatura se tornar um instrumento de estudo e análise, que incorporasse questões de ordem histórica política e social. Afinal, um texto quando escrito é repleto de intencionalidades.
A preocupação se dava, pela forma com que as ideologias, a história e política se fariam presente dentro da literatura. Afinal a preocupação era que a literatura continuasse sendo um instrumento para a produção de conhecimento.
Perguntas interessantes
Sociologia,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás