A partir do ano de 2002, a prática de atividades físicas para gestantes saudáveis passou a ser reconhecida como uma atividade segura, promovendo inúmeros benefícios como por exemplo, a redução de sintomas incômodos e a prevenção da diabetes gestacional (DG). Entretanto, a prescrição de treinamento para esse grupo deve ser muito bem elaborada, seguindo recomendações específicas para que se consiga trazer uma melhor adaptação ao organismo durante esse período gestacional.
NASCIMENTO, S. L. et al. Recomendações para a prática de exercício físico na gravidez: uma revisão crítica da literatura Rev. Bras. Ginecol. Obstet., v. 36, n. 9, 2014 (adaptado).
Considerando a prescrição de treinamento para gestantes saudáveis, analise as afirmações abaixo:
I. Os exercícios isométricos são recomendados para gestantes, pois promovem um maior fortalecimento muscular.
II. Os exercícios multiarticulares são mais recomendados para gestantes, utilizando de 12 a 15 repetições submáximas.
III. Os exercícios realizados na posição deitada devem ser menos utilizados devido a diminuição do fornecimento de sangue e retorno venoso.
IV. Entre 16 a 28 semanas de gravidez, recomenda-se trabalhar com exercícios que promovam a resistência aeróbia, além de um fortalecimento leve.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I e IV, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Explicação:
Livro pg 188 a 189 MUSCULAÇÃOE EXERCÍCIOS RESISTIDOS
Resposta:
II, III e IV, apenas.
Explicação: RESPOSTAS - LIVRO DE MUSCULAÇÃO PÁG. 188 E 189
ERRADO I - Exercícios isométricos devem ser evitados, pois geram desequilíbrio, além de levar a uma maior chance de realizar apneia, o que pode ser desconfortável para mãe e para o feto.
CERTO II - Preferencialmente seja feito exercícios multiarticulares, de uma a três séries, de 12 a 15 repetições submáximas, trabalhando os grandes grupos musculares, de quatro a oito exercícios, sem cargas elevadas (até 60% de 1RM).
CERTO III - Da mesma forma, exercícios na posição deitada devem ser evitados, pois diminuem o suprimento de sangue e retorno.
CERTO IV - Do 4º ao 6º mês de gestação, porém, indica-se trabalhar, além da força muscular, a resistência aeróbica para ajudar na prevenção da fadiga precoce intensa;