História, perguntado por marcianobregomesmarc, 8 meses atrás

 A partir do ano 508 a.C., o arconte Clístenes introduziu em Atenas uma série de reformas de grande impacto político e social, consolidando o período chamado democrático. Para proteger a democracia, Clístenes criou o ostracismo, que consistia em: *

0 pontos

a) expulsar da cidade por 10 anos qualquer pessoa que representasse ameaça à democracia.

b) dissolver o poder das aristocracias, que, na prática, dominavam o cenário político.

c) permitir a assembleia do povo, que votava leis, escolhia os magistrados e decidia como gastar o dinheiro público.

d) estabelecer um conselho de cidadãos, escolhidos por sorteio, que anualmente se reuniam para preparar os projetos de interesse público.

e) autorizar prisão e execução de indivíduos que perturbavam a ordem desde que se tivesse a autorização da Assembleia.

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
38

Sobre a proteção da democracia Clístenes criou o ostracismo que consistia em a) expulsar da cidade por 10 anos qualquer pessoa que representasse ameaça à democracia.

O Ostracismo é uma criação de Clístenes. O autor é conhecido como sendo o Pai da Democracia.

Foi considerada durante toda sexta Pritania uma problemática do ostracismo deveria ser votada. Foi decidido que o ostracismo tomasse o lugar na Ágora na oitava Pritania.

Em relação à proteção que existia pela democracia o ostracismo, em especial, se dedicava a consistir na expulsão da cidade por um tempo determinado de 10 anos de toda a pessoa que fosse considerada uma ameça significativa para a democracia.

Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/3004277

Espero ter ajudado.

Anexos:
Respondido por elamambretti
3

Para proteger a democracia, Clístenes criou o ostracismo, que consistia em: a) expulsar da cidade por 10 anos qualquer pessoa que representasse ameaça à democracia.

A democracia ateniense

A democracia em Atenas pertencia aos homens livres que, reunindo-se em Assembleias na Ágora, esforçavam-se em preservar suas instituições e decidir os rumos políticos da cidade.

Para tanto, criaram dispositivos que garantiam a manutenção da democracia, entre eles, o ostracismo criado por Clístenes, que era o banimento ou exílio de algum membro da sociedade, normalmente um politico ou militar que por suas ações despóticas, punham em risco a vida na pólis.

O nome ostracismo deriva do uso de pedaços de cerâmica, chamados ostracon, onde os nomes dos mais votados eram ostracizados, isto é, banidos da cidade. Importante saber que Sócrates, após ser condenado por corromper os jovens, preferiu a morte a ser ostracizado.

Bons estudos!

Saiba mais sobre Democracia ateniense em: brainly.com.br/tarefa/895138

Anexos:
Perguntas interessantes