A partir disso, imagine que você foi contratado por uma escola para trabalhar como professor para uma turma de 2º ano do ensino fundamental e deve desenvolver essa habilidade matemática com seus alunos. Visando à adoção de uma prática pedagógica pautada nas ideias de Lev Vygotsky, como você contemplaria essa habilidade? A partir disso, imagine que você foi contratado por uma escola para trabalhar como professor para uma turma de 2º ano do ensino fundamental e deve desenvolver essa habilidade matemática com seus alunos. Visando à adoção de uma prática pedagógica pautada nas ideias de Lev Vygotsky, como você contemplaria essa habilidade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para trabalhar com essa habilidade, você, como professor, precisaria, antes de mais nada, ter certeza de que os conhecimentos prévios necessários ao desenvolvimento dessa habilidade foram efetivamente construídos pelos alunos.
Sendo assim, um primeiro passo seria propor situações nas quais os alunos pudessem manifestar seus saberes sobre:
• a composição e a decomposição de números naturais de até três ordens (com ou sem materiais manipuláveis);
• a construção dos fatos básicos da adição e da subtração e a utilização no cálculo mental ou escrito; e
• a resolução e elaboração de problemas de adição e subtração com números de até dois algarismos e com diferentes significados, utilizando diferentes estratégias.
Ao fazer isso, você estaria identificando os saberes que fazem parte da zona de desenvolvimento real dos alunos. Uma vez identificada essa zona, você poderia propor situações de aprendizagem que levassem, progressivamente, à resolução e à elaboração de problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais. Todas as estratégias utilizadas com a finalidade de atingir os objetivos de aprendizagem propostos (materiais manipuláveis, calculadora, adoção de estratégias não convencionais de cálculo, entre outras) incidiriam na zona de desenvolvimento proximal dos alunos, possibilitando a aprendizagem.
Explicação:
Vygotsky fala a respeito do conhecimento humano e como esse conhecimento vai influenciar no nosso comportamento de forma autônoma.
Vygotsky e aprendizado
Vygotsky era um estudioso da psicologia que tinha o objetivo de compreender a maneira como as pessoas aprendiam, assim como o conhecimento influenciava o nosso comportamento. Ou seja, a maneira como as crianças observam o mundo e aprendem a respeito dele.
Um professor de matemática usando a visão de Vygotsky, deve focar em alguns elementos principais:
- Saber os conhecimentos prévios dos alunos sobre assuntos básicos
- Propor atividades que ajudassem os alunos a colocar em prática esses conhecimentos básicos
- Elaborar algumas questões que o ajudem na resolução de questões
Dentre outros pontos que pudessem ajudar o professor a fazer os alunos a desenvolverem pensamentos autônomos sobre a matemática.
Para saber mais sobre Vygotsky, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/49523709
#SPJ2