A partir dessa situação responda:
a) Como enfermeiro(a), reflita e aponte as falhas no atendimento à gestante.
b) Diante desse cenário, quais diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher não estão sendo contempladas?
c) O que pode-se fazer para mudar esse cenário na prática de enfermagem?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Padrão de resposta esperado
a) A mulher deveria ser atendida sem distinções e discriminações, como ocorre com as demais gestantes. A assistência à saúde deveria ser humanizada, de qualidade, considerando a mulher integralmente, incluindo as suas queixas e necessidades. Além disso, a equipe de saúde também deve respeitar a autonomia e os direitos da paciente, e oferecer apoio. Ademais, a equipe de saúde não agiu com ética nessa situação.
b) Pelo menos duas diretrizes da PNAISM não foram seguidas no atendimento à mulher. São elas: a Política de Atenção à Saúde da Mulher deverá atingir as mulheres em todos os ciclos de vida, resguardadas as especificidades das diferentes faixas etárias e dos distintos grupos populacionais (mulheres negras, indígenas, residentes em áreas urbanas e rurais, residentes em locais de difícil acesso, em situação de risco, presidiárias, de orientação homossexual, com deficiência, dentre outras); a atenção integral à saúde da mulher implica, para os prestadores de serviço, no estabelecimento de relações com pessoas singulares, seja por razões econômicas, culturais, religiosas, raciais, de diferentes orientações sexuais, etc; o atendimento deverá ser norteado pelo respeito a todas as diferenças, sem discriminação de qualquer espécie e sem imposição de valores e crenças pessoais. Esse enfoque deverá ser incorporado aos processos de sensibilização e capacitação para humanização das práticas em saúde.
c) Para mudar esse cenário, pode-se prestar assistência à saúde de forma mais humanizada, considerar os aspectos biopsicosociais da paciente, refletir que ela está passando por um momento delicado e complexo, que tem sentimentos, medo, incertezas e inseguranças. Além disso, também deve-se agir com ética e não diferenciar ou discriminar a paciente por sua razão econômica, cultural, religiosa, racial, de diferentes orientações sexuais e outros.
Explicação: