ENEM, perguntado por LeticiaPio9797, 1 ano atrás

A partir de uma situação dramática forte – um amante que atravessa a metrópole em busca da amada, com quem discutiu ao telefone –, o filme desdobra cadências, harmonias, contrapontos e dissonâncias. Não é à toa que um dos livros citados ao longo da odisseia urbana de Heitor (Marco Ricca) seja Fragmentos do discurso amoroso. O filme, de certo modo, realiza no plano audiovisual uma operação análoga à do livro de Barthes ao identificar, glosar e desconstruir motivos, tropos e clichês do relacionamento amoroso. A viagem de Heitor em busca de Júlia (Alice Braga) é mais musical do que geográfica. Não só porque é pontuada por peças de Mozart, Schubert, Satie, Jobim e Manu Chao, mas porque sua progressão não é linear, e sim feita de tema e variações, de motivos recorrentes, de rimas visuais e sonoras. É um deslocamento inverossímil (o protagonista demora horas para percorrer a avenida Paulista), mais espiritual – em falta de palavra melhor – do que físico. Chamie não está preocupada com o realismo de um draminha psicológico urbano. Seu horizonte é cósmico e, no limite, metafísico. Não é um filme perfeito, e nem poderia, em se tratando de uma obra de risco. (Arriscar implica também errar, embora nem sempre nos lembremos disso.) Uma certa redundância da locução em "off", em que o protagonista externa pensamentos tornados mais ou menos evidentes pela imagem, indica talvez um receio de perder a inteligibilidade. O mesmo vale para um recurso excessivo aos "flashbacks", que em alguns momentos quase afrouxam a tensão do relato. No mais, A Via Láctea é um banho de invenção em meio a um cinema preocupado demais em agradar aos espectadores de TV. A partir da leitura do texto inteiro, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) para cada uma das seguintes afirmações: ( ) ao afirmar que "O cinema de Lina Chamie, como já havia ficado claro em seu primeiro longa-metragem, Tônica dominante (2000), é menos narrativo do que poético e musical", o enunciador do texto mostra sua posição contrária à de Lina Chamie. ( ) a resenha apresenta a visão crítica de quem a escreve, o que se verifica em passagens como "Não é um filme perfeito, e nem poderia, em se tratando de uma obra de risco". ( ) a resenha apresenta ao leitor um resumo ou uma visão geral do tema do texto resenhado, como se comprova em "A partir de uma situação dramática forte – um amante que atravessa a metrópole em busca da amada, com quem discutiu ao telefone". ( ) dizer que "o protagonista demora horas para percorrer a avenida Paulista" serve para exemplificar a constatação de que se trata de um "deslocamento inverossímil".

Soluções para a tarefa

Respondido por Joselittle
5

A sequência será F - V - F - V

A afirmativa I está incorreta, pois não existe qualquer indício de contrariedade, trata-se apenas da disposição de informações acerca do estilo da cinegrafista.

A afirmativa II está correta. Uma resenha crítica, ao contrário de um resumo, apresenta a opinião do autor.

A afirmativa III está incorreta. Um resumo seria menos opinativo.

A afirmativa IV está correta, pois para deslocar-se pela Avenida Paulista não se leva horas.

Espero ter ajudado, bons estudos.

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