História, perguntado por cookiegamerbr, 7 meses atrás

A partir de uma pesquisa, elabore um texto sobre o processo de escravidão na América do Norte, na América Central e América do Sul durante o período Colonial.


(me ajudeeem pfv )

Soluções para a tarefa

Respondido por paa96623
2

Resposta:

Sobreviver foi uma tarefa difícil. As mortes eram constantes e a taxa de natalidade muito baixa, por conta disso e pela pouca importância dada à reprodução, houve necessidade constante de importar mão-de-obra, sustentando o tráfico atlântico. Este figurou como atividade lucrativa para um grupo bastante influente de traficantes. É com a chegada dos portugueses na costa atlântica ao sul do Saara, no século XV que as formas de comércio se modificam e o uso da violência passou a ser comum.

Respondido por israelpeixotodoamara
1

Resposta:

A utilização de escravizados negros, nas minas, fazia-se necessária em lugares onde não havia nativos à mão, a exemplo de Nova Granada, atualmente Colômbia, ou quando estes já haviam sido exterminados. Nas minas de prata de Potosi, por exemplo, ocorreu um verdadeiro morticínio, gerando preocupação, por parte da Coroa espanhola, e a ideia de utilizar – no lugar dos nativos-, escravizados africanos. Diante do alto custo monetário para comprá-los, por meio do tráfico negreiro, os castigos e maus-tratos poderiam diminuir por parte dos exploradores das minas. Acreditava-se que os senhores  passariam a valorizar a mão de obra do escravizado, evitando, assim, o prejuízo financeiro com a morte devido a excessos físicos e a punições. Ao contrário de Portugal, a Coroa espanhola, para legitimar a presença de traficantes de escravizados, expedia o Asiento. Este documento permitia o tráfico negreiro que era realizado, por alguns homens específicos, num período preestabelecido.

No Brasil e na América Hispânica, a mão de obra africana foi utilizada principalmente na lavoura de exportação dentro do sistema de plantation. O dinheiro gasto na compra do escravizado antes que este produzisse, gerando lucro, levou o colono a explorar a mão de obra escrava até a completa exaustão. Esta era a forma de resgatar, num curto período, o valor pago pela mercadoria (o escravizado).

No sistema espanhol, o trabalho servil nos latifúndios agroexportadores – chamado de encomienda -, os nativos distribuídos, pela coroa, na condição de escravizados, eram forçados a se converterem a fé católica, e a Casa de Contratação era a responsável por arrecadar e fiscalizar os impostos. Visando a diminuir o contrabando do ouro, o sistema criou portos que controlavam, em suas colônias, a entrada e a saída de produtos da América. Os descendentes de espanhóis, que nasciam na América, eram chamados de criollos. Estes possuíam médias e grandes propriedades e atuavam no comércio. Os chapetones faziam parte do ápice da pirâmide social. Ocupando os cargos mais importantes, esta elite era composta pelos grandes proprietários.

Explicação:

Demoro p escrever

Perguntas interessantes