A partir de todas as informações trabalhadas acima podemos dizer que existem substâncias para ampliação e melhoria de desempenho classificadas como lícitas e ilícitas. Além de lícitas ou ilícitas elas também poderiam ser analisadas de acordo com os impactos causados à nossa saúde. Agora pesquise, reflita e preencha o quadro abaixo:
Soluções para a tarefa
As bebidas ilícitas são anabolizantes, fumo e tabaco. As lícitas são àquelas que são aceitas e comercializadas na sociedade como o álcool, cafeína, dentre outros.
Os impactos trazidos pelo consumo de bebidas alcoólicas é grande. Mesmo sendo legalizada, o consumo em excesso pode acarretar em câncer de fígado, por exemplo.
Outra droga lícita que traz muito prejuízo para o organismo é o cigarro. A substância é regularizada e comercializada, porém seus danos são sérios, tanto que as próprias embalagens trazem alguns como: aborto espontâneo, câncer de pulmão, etc.
Abraços!
Cafeína: Lícita
Efeito: A estimulação da adrenalina decorrente do consumo de cafeína pode provocar no corpo tremores e sensação de inquietação. O efeito estimulante da cafeína provoca no corpo pode também levar a uma ansiedade excessiva.
Anabolizantes : lícito
Efeitos: uso de anabolizantes gera efeitos colaterais, tanto em homens e mulheres, como: aumento de acnes, queda do cabelo, distúrbios da função do fígado, tumores no fígado, explosões de ira ou comportamento agressivo, paranóia, alucinações, psicoses, coágulos de sangue, retenção de líquido no organismo, aumento da pressão.
Bebidas alcoólicas: lícito
Efeitos:Dependendo da quantidade ingerida e da condição física do indivíduo, os efeitos imediatos do álcool no organismo podem ser:
Fala arrastada, sonolência, vômitos, diarreia, azia e queimação no estômago, dor de cabeça, dificuldade para respirar, visão e audição alteradas, alteração na capacidade de raciocínio.
Fumo/tabaco: lícita
Efeitos: o consumo de derivados do tabaco causa cerca de 50 tipos de doença, principalmente as cardiovasculares (infarto, angina), o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite), impotência sexual no homem e, no caso das mulheres, complicações na gravidez. Além disso, ele provoca aneurismas arteriais; úlcera do aparelho digestivo; infecções respiratórias; osteoporose; trombose vascular; problemas respiratórios e redução do desempenho desportivo, enfraquece o cabelo e faz secar a pele, reduz o paladar e o olfato.
Medicamentos em geral: lícito
Efeitos:Os medicamentos quando estão em nosso organismo sofrem quatro formas de ação: absorção, distribuição, metabolização e excreção. É necessário que o medicamento passe por um desses estágios para que cause efeito, pois, é a partir da ação que o corpo comece a realizar uma resposta. Caso haja dose elevada o organismo sofre danos podendo levar a morte dependendo da dose de determinada medicação.