História, perguntado por tifanycris2890pelzhu, 10 meses atrás

A partir de seus conhecimentos analise os três documentos e relacione se o ponto de vista do autor da tirinha é o mesmo que o apresentado nos documentos anteriores.


andressaprocopior: QUAL DOCUMENTO?
gusemanu: Esse é o documento :
gusemanu: Documento 1:Um dos documentos mais curiosos para a história da grande data de 15 de novembro consiste, a nosso ver, no aspecto inalterável da rua do Ouvidor, nos dias 15, 16 e 17, onde, a não ser a passagem das forças e a maior animação das pessoas, dir-se-ia nada ter acontecido.
gusemanu: Tão preparado estava o nosso país para a República, tão geral foi o consenso do povo a essa reforma, tão unânimes as adesões que ela obteve, que a rua do Ouvidor, onde toda a nossa vida, todas as nossas perturbações se refletem com intensidade, não perdeu absolutamente o seu caráter de ponto de reunião da moda.(Adaptado de THOME,J. "Crônica do chic". 1889. Apud PRIORE,M.D.et alli. Documentos de História do Brasil de Cabral aos anos 90. São Paulo: Scipione, 1997.)
gusemanu: Documento 2:"Em frase que se tornou famosa, Aristides Lobo, o propagandista da República, manifestou seu desapontamento com a maneira pela qual foi proclamado o novo regime. Segundo ele, o povo, que pelo ideário republicano deveria ter sido protagonista dos acontecimentos, assistira a tudo bestializado, sem compreender o que se passava, julgando ver uma parada militar."(CARVALHO, J.M. "Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.)
SamiaCamanforte: E tem aquela tirinha
gusemanu: preciso da resposta tbm
SamiaCamanforte: Precisamos

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaeduardacattihot
119

Resposta:

Não, pois enquanto o primeiro documento junto a tirinha apontam uma certa alegria e apoio em relação ao movimento de proclamação da republica, o segundo da uma visão negativa e que o povo que era pra ser o protagonista do movimento, só assistiu tudo acontecer, como se fosse um golpe militar.

Explicação:

Perguntas interessantes