A partir de seu conhecimento acerca da teoria política de Platão, explique porque para Platão apenas o filósofo é capaz de governar com justiça.
Soluções para a tarefa
R: Apenas o filosofo pois esse tem o equilíbrio suficiente entre concupiscente, a irascível e a racional sendo que o racional deveria preponderar. Platão diz em sua teoria política, que todos teriam acesso a educaçao sendo que a parti do tempo iria se aprimorando. Os mais aptos continuariam seus estudos até o ponto mais alto desse processo – a filosofia –, a fim de se tornarem sábios e, assim, habilitados a administrar a cidade.
Platão reflete acerca da educação (Paideia) e analisa o processo de ensino helênico, tendo em vista o progresso dos ensinamentos sofistas em favor da retórica e da oratória nas assembleias políticas.
Para Platão, a mímeses (imitação) não é uma técnica educativa apropriada às crianças, pois há, nas tragédias gregas, nos mitos e nas literaturas de Homero, personagens de caráter duvidoso e que não apresentam uma imagem benéfica e exemplificativa aos educandos gregos.
Assim, Platão concebe que a educação ideal, na República, é aquela cujos ensinamentos são produzidos pela razão e pelo ordenamento da alma humana. Assim, cada cidadão deveria ser educado de acordo com a alma que lhe é cabível, seja concupiscível, irasível ou racional.
Para Platão, os assuntos políticos devem se concentrar nas mãos dos homens mais experientes e mais sábios, cunhando a sofocracia, ou seja, governo dos mais sábios.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/45240524