A partir de que condições os iluministas pensavam a sociedade a política e a economia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os iluministas pensavam em mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. As críticas do movimento ao Antigo Regime eram centradas no Mercantilismo, absolutismo monárquico e poder da igreja.
Os iluministas defendiam a liberdade econômica com mínima intervenção do estado, o antropocentrismo, isto é, o avanço da ciência e da razão, o predomínio da burguesia e a tripartição de poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.
Explicação:
A sociedade que seguiam as ideologias iluministas formavam agrupamentos baseados na liberdade econômica, liberdade de expressão e igualdade.
O Iluminismo tinha como frase de efeito o seguinte merchan "Liberdade, Igualdade e Fraternidade". Foi um movimento intelectual e filosófico que surgiu na Europa durante principalmente o século XVIII. Sua principal característica é o domínio da razão, colocar o homem e suas vontades no centro do mundo.
A política foi influenciada com a tripartição do poder em Legislativo, Executivo e Judiciário, para que nenhum poder sobreponha o outro e assegurar a legitimidade da constituição.
No âmbito social houve a disseminação de conhecimento e método racionais. Segundo René Descartes, em sua obra “Discurso do método”, o questionamento é o caminho para a verdade, pois, só assim, expondo as dúvidas pode-se compreender o mundo a verdade presente nele.
Para mais informações, acesse:
Iluminismo e suas Influências no Brasil: brainly.com.br/tarefa/29661769