A partir de meados do século XVI o número de escravos africanos superou o de indígenas como mão de obra explorada nas lavouras canavieiras. Essa transição pode ser explicada a partir dos seguintes fatores:
(A) Pela superioridade física da mão de obra negra, que desde os tempos de sua vivência na África, já estava habituado à condição de escravo.
(B) Porque os indígenas não aceitaram trabalhar como escravos na lavoura, e os negros africanos – já destinados a condição escrava desde seu nascimento – não ofereceram grande resistência.
(C) Tanto pela dificuldade de abastecimento regular da mão de obra indígena nas zonas canavieiras - dada a dispersão do índio pelo território, quanto pela defesa dos jesuítas interessados em convertê-los ao catolicismo, somada pôr fim ao lucro considerável do tráfico negreiro internacional de escravos.
(D) A escravização do negro africano era estimulada pelos jesuítas, que ao mesmo tempo se mostravam indiferentes à condição do indígena no sistema colonial.
(E) Os negros africanos optaram por trabalhar como escravos nas lavouras canavieiras, uma vez que na América recebiam tudo o que era necessário para sobrevivência e obtinham tratamento humanizado, diferente das suas condições no continente africano.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta: letra (c)
Explicação: espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Biologia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás