A partir de cruzamentos diíbridos, Mendel estudou como ocorria a herança de cor e textura de sementes de plantas. Nos seus experimentos, ele verificou que, para a herança de 2 características, 4 fenótipos eram possíveis, sendo que cada um ocorria em determinada frequência. De forma similar, é possivel analisar a herança de duas caracteristicas com genes humanos. Nesse contexto, considere cruzamentos de dois indivíduos heterozigóticos tanto para o gene do albinismo quanto para gene que determina a fenilcetonúria. Sabendo que ambas condições possuem herança autossômica recessiva e seguem o Princípio da Dominância, qual é a proporção de indivíduos gerados de cada fenótipo? Dica: para facilitar, use o quadrado de Punnett.
Soluções para a tarefa
A proporção de indivíduos afetados em cada fenótipo será a proporção Mendeliana da 2ª Lei, ou 9:3:3:1.
Vamos entender melhor.
2ª Lei de Mendel
A segunda Lei de Mendel, diferente da primeira, trabalha com duas características simultaneamente. Mendel, em seus experimentos, trabalhou com as características de tamanho e textura das ervilhas.
Dessa forma, o enunciado da 2ª Lei consiste em que diferentes pares de fatores segregam-se independentemente durante a formação de gametas.
Vamos observar isso com o exemplo da questão.
A fenilcetonúria e albinismo são doenças autossômicas recessivas, ou seja, só se manifestam em homozigose recessiva. Dessa forma, os homozigotos dominantes não serão afetados e os heterozigotos serão portadores.
Vamos considerar os seguintes genótipos:
- Fenilcetonúria: rr (afetados); Rr (não afetado e portador) e RR (não afetado)
- Albinismo: cc (afetados); Cc (não afetado e portador) e CC (não afetado)
Dessa forma, realizando o cruzamento pelo quadro de Punnett, que está anexo na imagem, obtemos os genótipos representados.
Como sabemos o caráter fenotípico das doenças, então, os possíveis fenótipos e suas probabilidades serão:
- Afetados com as duas doenças: 1/16
- Afetados com albinismo: 3/16
- Afetados com fenilcetonúria: 3/16
- Não afetados: 9/16
Ou seja, a proporção será de 9:3:3:1.
Aprenda mais sobre Segunda Lei de Mendel em: brainly.com.br/tarefa/20622479
#SPJ2
Resposta:
9 com albinismo e com fenilcetonúria: 3 sem albinismo e com fenilcetonúria: 3 com albinismo e sem fenilcetonúria: 1 sem albinismo e sem fenilcetonúria.
Explicação:
Em seus experimentos, Mendel permitiu o cruzamento de duas plantas heterozigotas para dois genes: o gene que determinava a cor das sementes e o gene que codificava a textura delas. Ele observou que os 4 fenótipos possíveis estavam presentes na geração de organismos filhos em um proporção aproximada de 9:3:3:1. Essa frequência também é valida para genes humanos que seguem o princípio da dominância, como o gene do albinismo e da fenilcetonúria. Dessa forma, a proporção esperada será 9 indivíduos sem albinismo e sem fenilcetonúria (fenótipo duplamente dominante): 3 sem albinismo e com fenilcetonúria (um fenótipo dominante e outro recessivo): 3 com albinismo e sem fenilcetonúria (um fenótipo recessivo e outro dominante): 1 com albinismo e com fenilcetonúria (fenótipo duplamente recessivo).