A partir de Chernobyl [explosão do reator dessa usina nuclear, ocorrida em abril de 1986], o Muro de Berlim deixa de existir. Simbolicamente, é, no fundo, a fusão nuclear que preside a confusão política, transpolítica, dos blocos. Através do acidente suicida de Chernobyl, a ex-União Soviética confessa sua impotência. Sobre o texto anterior, é possível afirmar que: A os efeitos da explosão da usina de Chernobyl abalaram fisicamente a estrutura do muro que dividia a Alemanha Ocidental e a Oriental, impondo sua retirada por questões de segurança. B constatada a impotência da antiga União Soviética, restava à Alemanha a reunificação de suas partes leste/oeste para ocupar o espaço político aberto com essa derrocada. C durante a Guerra Fria, os blocos capitalista e socialista apoiaram-se na tecnologia nuclear, ameaçando usá-la belicamente, e a explosão de Chernobyl expôs a incompetência soviética nesse setor. D o Muro de Berlim foi símbolo da confusão política que se abatera sobre todos os regimes adotados após a Segunda Guerra, o que apenas se intensificou com a sua queda. E o autor toma a explosão da usina de Chernobyl como metáfora da explosão do comunismo, mostrando que, a partir da demonstração de fraqueza da ex-URSS, esse regime pôde se alastrar.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa correta é a B. A explosão da usina nuclear de Chernobyl durante a Guerra Fria é utilizada no enunciado como metáfora para o processo de decadência da URSS, devido à crise econômica.
Na Alemanha, a divisão entre leste e oeste frustrava a população e a unificação tornou-se uma das saídas para evitar a expansão da crise.
A URSS demonstrou sinais de esgotamento financeiro nos anos 1980, com os diversos problemas políticos e financeiros entre os países socialistas.
A URSS era a grande mantenedora dos regimes comunistas e, com as crises alimentícias e industriais, essa posição se tornou cada vez mais difícil.
Guerra Fria
- A Guerra Fria ocorreu entre Estados Unidos e URSS após a Segunda Guerra Mundial, em 1945.
- Ficou marcada pela disputa ideológica entre capitalismo e socialismo.
- Em 1949, a Alemanha foi dividida entre Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (socialista).
- Em 1961, foi construído na cidade de Berlim um muro, que simbolizou a divisão ideológica da Guerra Fria.
- Várias disputas e guerras foram travadas na África e Ásia com o apoio das duas superpotências.
- A URSS passou por várias crises políticas, sobretudo nos países do leste europeu.
- Em 1989, caiu o muro de Berlim.
- Em 1991, o presidente Boris Yeltsin assinou o fim da União Soviética.
Sobre a Guerra Fria, confira: https://brainly.com.br/tarefa/9220903
#SPJ2
Perguntas interessantes
Ed. Física,
5 meses atrás
Física,
5 meses atrás
Química,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás