A partir de 2014, o sistema de freios ABS será item de segurança obrigatório que pode evitar diversos acidentes. Ele impede o travamento das rodas do veículo mesmo se o motorista pressionar o pedal com máxima força, dessa forma, permite que o motorista faça manobras seguras enquanto freia e que o veículo pare mais rapidamente quando o freio é acionado.
Do ponto de vista físico, impedir o travamento das rodas é vantajoso porque
a) o coeficiente de atrito estático provoca uma força de atrito maior, parando o veículo com mais facilidade.
b) o giro das rodas provoca um torque no sentido contrário ao movimento, contribuindo para parar o veículo.
c) as rodas não travam o motor, reduzindo sua atividade gradativamente, o que facilita o processo de frenagem do veículo.
d) a força normal entre a pista e os pneus fica maior do que quando as rodas não giram, o que facilita a frenagem do veículo.
e) o peso do veículo aumenta devido ao giro das rodas, pressionando-o mais fortemente com a pist…
Soluções para a tarefa
Oie!
Para responder essa questão, observe que primeiramente devemos compreender que o uso dos freios ABS é muito importante haja vista que por meio do impedindo do travamento das rodas do automóvel, aumentam as probabilidades de que o condutor mantenha o controle sobre o carro.
Quando ocorre que as rodas do veículo travem durante o funcionamento do motor, todos os pneus perdem o poder de tração lateral e o condutor fica dependendo apenas do movimento do carro.
Além disso, na ocasião do travamento das rodas, elas deslizam e o atrito cinético fazendo com que o carro leve mais tempo parar ficar parado, pois o atrito cinético é sempre menor que o atrito estático.
Resposta:
a) o coeficiente de atrito estático provoca uma força de atrito maior, parando o veículo com mais facilidade.
Explicação:
Força de atrito estático: atua sobre o objeto em repouso e dificulta ou impossibilita que ele inicie o movimento. O freio abs favorece o atrito estático.
Nesse questão tem q pensar assim: no freio ABS a velocidade de um carro q tá a 100km/h e freia, vai ser uma intensidade na freada até ele chegar a 50km/h depois vai aumentando a forca do freio até chegar a 0km/h, daí o atrito estático é bem maior parando com mais facilidade o veiculo.
Diferentemente de um freio que trava as rodas de uma só vez, e assim o carro sobre com a inercia.
CONFIA sesiano raiz fazendo o geekie tbm