“A partir de 2003, passa a fazer parte da estrutura do Ministério da Saúde, uma área técnica que torna os princípios teóricos, políticos e metodológicos acumulados e ainda a construção no campo da Educação Popular em Saúde, como orientadores de suas ações e de seu projeto político. A institucionalização, ou seja, a definição de um espaço formalizado tem como pressuposto a participação de sujeitos sociais, ativos, criativos, transformadores e como missão o apoio ao desenvolvimento de práticas que fortaleçam a constituição desses sujeitos. Este processo encontra-se estritamente vinculado ao movimento de reflexão crítica, ressignificação e (re)descoberta de outras práticas de educação que aconteciam no âmbito dos serviços e dos movimentos populares”. Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular e saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. A partir disso correto afirmar que: Esse processo possui origem nas ações políticas realizadas sob o Sanitarismo Campanhista. Esse processo possui origem, exclusivamente, nas ações políticas anteriores ao movimento sanitarista. Esse processo ocorre independente das diretrizes e planejamento estratégico do SUS. Esse processo de construção é protagonizado por múltiplos atores da sociedade civil: movimentos sociais, profissionais que atuam nos serviços de saúde, professores e pesquisadores de universidades, educadores populares e agentes populares de saúde. Esse processo de construção é protagonizado apenas por profissionais capacitados que atuam nos serviços de saúde do SUS.
Soluções para a tarefa
Com toda certeza esse processo de construção é protagonizado por múltiplos atores da sociedade civil: movimentos sociais, profissionais que atuam nos serviços de saúde, professores e pesquisadores de universidades, educadores populares e agentes populares de saúde...
Ministério da Saúde
➔ Explicação / Processos Construtivos / Saúde
Em 2003, o ministério da saúde utilizou o processo construtivo, para criar um projeto para auxiliar a Educação Popular em Saúde, contando com orientadores de ações políticas do governo.
➔ Solução:
esse processo de construção é protagonizado por múltiplos atores da sociedade civil: movimentos sociais, profissionais que atuam nos serviços de saúde, professores e pesquisadores de universidades, educadores populares e agentes populares de saúde.
Espero ter ajudado, Que Deus Abençoe!
Veja mais
- brainly.com.br/tarefa/39687856