Pedagogia, perguntado por marcia260107, 1 ano atrás

A partir de 1932, a educação começou a ser estruturada para atender as exigências do país, pois as recomendações realizadas até aquele momento histórico não se enquadravam mais nas situações vivenciadas. Ainda, defendia-se a educação obrigatória, pública, gratuita, laica, e sem discriminação por cor ou sexo, procurando acabar com o caráter discriminatório do ensino. Nesse sentido, há dois documentos que foram fundamentais para estabelecer na educação, diretrizes e sua organização.



LOPES, M. C. R.; CARVALHO, T. C. de. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Maringá: UniCesumar, 2018.



Assinale a alternativa que apresenta corretamente esses dois documentos:
Alternativas
Alternativa 1:
A Constituição Federal de 1934, pois determinou o ensino obrigatório de quatro anos, e a Constituição Federal de 1967, já que unificou o ensino primário e o ginásio no curso denominado 1º grau, com obrigatoriedade de oito anos.

Alternativa 2:
A Constituição Federal de 1934, pois determinou o ensino obrigatório de quatro anos, e as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica de 2013, que determinou que o Ensino Fundamental tivesse a duração de nove anos.

Alternativa 3:
A Constituição Federal de 1967, pois unificou o ensino primário e o ginásio no curso denominado 1º grau, com obrigatoriedade de oito anos, e a Lei nº 9.394/1996, que sinalizou um ensino obrigatório de nove anos, com início aos seis anos de idade.

Alternativa 4:
O Manifesto dos Pioneiros de 1932, pois se preocuparam com a organização da educação, uma vez que as propostas anteriores não atingiam as necessidades que o país estava vivendo, e a Constituição de 1937, que ofertou o ensino profissionalizante para as classes menos favorecidas.

Alternativa 5:
A Lei no 9.394/1996, que sinalizou para um ensino obrigatório de nove anos, com início aos seis anos de idade, e a Emenda Constitucional nº 59 de 2009, que altera o inciso I, do artigo 208, da Constituição Federal de 1988, que estabelece que a educação básica é obrigatória e gratuita dos quatro aos dezessete anos de idade.

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
8
Alternativa 4


A década de 30 foi um período muito importante para dar os primeiros avanços para a educação no Brasil.

O manifesto dos pioneiros da educação nova foi pensado para tentar sanar os problemas da educação no inicio do governo de Getúlio Vargas. O manifesto propunha preencher as lacunas da educação brasileira diante da necessidade do país na década de 30. O manifesto  queria um ensino obrigatório e realizado pelo poder publico, voltado para os avanços da sociedade, principalmente para atenderão sistema industrial.

 

A constituição de 1937 oferece pela primeira fez no país o ensino técnico, voltado para as classes menos favorecidas.



crisfsl: Também acredito que seja a alternativa 4 pois na questão 10 fala no enunciado que A reforma educacional de 1932 foi decisiva para o ensino.
Estrela79: A. A Constituição Federal de 1934, pois determinou o ensino obrigatório de quatro anos, e a Constituição Federal de 1967, já que unificou o ensino primário e o ginásio no curso denominado 1º grau, com obrigatoriedade de oito anos.
ilucianeproenca: RESPOSTA CORRETA A Constituição Federal de 1934, pois determinou o ensino obrigatório de quatro anos, e a Constituição Federal de 1967, já que unificou o ensino primário e o ginásio no curso denominado 1º grau, com obrigatoriedade de oito anos.
Respondido por VERARICARTE
1

Resposta:

A alternativa correta é a letra A. A Constituição Federal de 1934, pois determinou o ensino obrigatório de quatro anos, e a Constituição Federal de 1967, já que unificou o ensino primário e o ginásio no curso denominado 1º grau, com obrigatoriedade de oito anos.

Explicação:

Perguntas interessantes