A partir de 1930, com Getúlio Vargas no poder, o movimento tenentista: a) Apresentava-se vigoroso, sendo que o próprio presidente era um dos tementes; b) Colocou-se contra Vargas, já que apoiava Washington Luís, o presidente deposto; c) Manteve seu programa de apoio aos grupos comunistas, sendo patrocinado pelo próprio presidente; d) Tendo como líder Luís Carlos Prestes, prestou total apoio a Vargas; e) Mostrava-se em declínio, deixando de existir como movimento organizado nos anos seguintes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A partir da década de 1920, começaram a surgir no cenário nacional alguns fatores sociais e políticos que contribuíram decisivamente para o declínio e derrocada da República Velha. O agravamento da crise econômica, a eclosão de revoltas e levantes militares, o crescimento das camadas sociais urbanas, além do acirramento dos conflitos políticos devido à progressiva divisão das oligarquias dominantes formam o conjunto de fatores que provocaram a Revolução de 1930.
Uma das mais significativas mudanças sociais ocorridas a partir da segunda metade da década de 1910 foi a urbanização e o crescimento industrial. Devido à adoção de políticas protecionistas e estímulos indiretos, o setor industrial brasileiro expandiu-se e diversificou-se de modo a promover o crescimento das camadas sociais urbanas