A partir de 1845, o presidente americano James K. Polk (1845-1849), imbuído do espírito do “destino manifesto”, demonstrou interesse em expandir ainda mais o território americano. O alvo dessa vez foi o estado mexicano da Califórnia. O governo americano ofereceu a quantia de 25 milhões de dólares para que o México vendesse os estados da Califórnia e do Novo México. A oferta foi rejeitada pelo governo mexicano.
Além disso, em 1845, os Estados Unidos haviam começado o processo de anexação do Texas, o que desagradou o governo mexicano que ainda reivindicava aquele território. Por fim, havia uma disputa fronteiriça que debatia a extensão da divisa mexicana com o Texas. [...]
Com base nesse texto, a Guerra Mexicano-Americana está relacionada à
A - busca estadunidense pela democracia e igualdade mundial.
B - crise do setor econômico vivenciada pela população estadunidense.
C - ideia de superioridade étnica e cultural da nação estadunidense.
D - oposta estadunidense de investir em outros países do continente.
Soluções para a tarefa
De acordo com o texto a alternativa que melhor responde a questão é a letra C. Pois a Guerra Mexicano-Americana está inserida no contexto da expansão territorial dos Estados Unidos no século XIX.
Guerra Mexicano-Americano
A Guerra Mexicano-Americana ocorreu entre os anos de 1846 a 1848, momento em que os Estados Unidos passavam por um período de expansão territorial conhecida como "Corrida para o Oeste" ou "Marcha para o Oeste".
Os Estados Unidos, inspirados na teoria do Destino Manifesto, que defendia a ideia de que os norte-americanos eram um povo escolhido por Deus para dominar territórios de povos considerados inferiores e levar a eles a civilização.
Neste contexto, Estados Unidos e México, que havia conquistado sua independência da Espanha em 1821, disputavam territórios, onde hoje estão os estados do Texas, Califórnia, Novo México, entre outros.
Para saber mais sobre a Guerra Mexicana-Americana leia em: https://brainly.com.br/tarefa/48785334
#SPJ9