História, perguntado por cauabjj1801, 11 meses atrás

A partir de 1530, para evitar o risco de outras nações fundarem colônias nas terras brasileiras, o rei de Portugal decidiu colonizar o Brasil. A primeira tentativa foi feita logo após a viagem de Martim Afonso de Sousa.
Em 1534, D.João III criou o sistema de Capitanias Hereditárias. Cada uma das regiões vistas no mapa ao lado, chamada Capitania, era concedida a pessoas de confiança que tinham o direito de ocupá-las e explorá-las, como também a responsabilidade de administrá-las e protegê-las com seus próprios recursos.
Sobre o sistema de Capitanias Hereditárias é INCORRETO afirmar que:

Escolha uma:
a. resistência dos índios, a distância, o desinteresse e a falta de recursos foram fatores que contribuíram

para o insucesso das capitanias.
b. Portugal já havia utilizado o sistema de capitanias hereditárias nas ilhas do Atlântico antes de implantá-lo no Brasil.
c. As duas capitanias que mais progrediram foram Pernambuco e São Vicente, sendo que Pernambuco se

tornou o centro da cultura canavieira.
d. Governo português arcava com as despesas das capitanias, cabendo ao donatário a tarefa de defender a terra e desenvolver a agricultura.

Soluções para a tarefa

Respondido por TinhoFreiherr
53

Resposta:

Período colonial

Explicação:

Olá, tudo bem ?

Veja, você quer a alternativa INCORRETA, certo? Vamos lá!

A) Correta! Devido a distância entre as capitanias e essas de Portugal, o sistema das Capitanias Hereditárias não progrediram, vale lembrar que nesse período teve muita resistência indígena.

B) Correta! Portugal realmente já havia utilizada esse sistema nas possessões do continente africano, sobre tudo na costa africana.

C) Correta! As duas capitanias que tiveram uma progressão foram as capitanias de Pernambuco e São Vicente, e isso se deve a produção açucareira, porém, mesmo com o sucesso dessas duas capitanias, o sistema não prosperou.

D) ERRADA (ALTERNATIVA É ESSA). Portugal não irá arcar com o custos das capitanias, pois o comércio com o Oriente não ia muito bem, e justamente para não perder suas possessões aqui na América, Portugal transfere os custos e a administração aos chamados Donatários, e eles devendo entregar 1/5 de toda a riqueza da colônia.

Espero ter ajudado e conto o seu obrigado!!


cauabjj1801: muito obrigdo
Respondido por eduardospagnolo
0

A partir de 1530, para evitar as invasões estrangeiras nas terras brasileiras, o governo de Portugal investe no modo de colonização pelas capitanias hereditárias, onde não arcariam com nenhum custo, dando a responsabilidade para os donatários. Portanto, a alternativa INCORRETA está expressa na letra D).

Capitanias Hereditárias

Sobre o sistema das capitanias hereditárias, podemos afirmar que foi um modo que o governo português encontrou para colonizar o Brasil sem o risco de prejuízo.

A colonização do Brasil ainda era uma atividade muito incerta, portanto, através das Capitanias Hereditária, a Coroa portuguesa doou terras aos donatários (membros da baixa nobreza lusa) para colonizarem, sendo assim não arcariam nada com a colonização das terras brasileiras.

Saiba mais sobre "Capitanias Hereditárias" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1639128

#SPJ6

Anexos:
Perguntas interessantes