A partir de 1415 os portugueses iniciaram a exploração da costa africana, com a conquista de Ceuta, tendo como objetivo principal chegar às fontes de ouro comercializado na Rota Subsaariana. A respeito do domínio português nessas regiões, é correto afirmar:
(A) O estabelecimento de feitorias na costa africana dificultou as navegações portuguesas.
(B) Os portugueses não encontraram resistência por parte dos povos africanos, que aceitaram a colonização europeia e as novas organizações políticas e sociais.
(C) O objetivo dos portugueses era exclusivamente conquistar terras africanas, deixando as Índias para os holandeses e espanhóis, que estavam interessados no comércio de especiarias.
(D) O domínio português tornou-se mais fácil nas regiões costeiras da África, onde a população se reunia em pequenos povoados – diferentemente das regiões centrais, em que havia grandes reinos. (E) A Coroa portuguesa monopolizou a exploração do litoral africano, proibindo a participação de exploradores particulares.
Soluções para a tarefa
Respondido por
43
É correta a alternativa D.
Por meio das feitorias os portugueses estabeleciam entrepostos comerciais com os povos africanos, tendo conseguido importantes pontos de contato político e econômico com os povos nativos, com quem negociavam, além de servirem estas feitorias como entrepostos para a navegação portuguesa, o que o facilitava.
Os portugueses desejavam expandir-se para todo mundo e adotaram, em especial no século XV e no começo do XVI um modelo colonial que era profundamente marcado pela participação de exploradores particulares.
Respondido por
11
Resposta:
D
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás