A partir das investigações das educadoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky, apresentadas no livro Psicogênese da Língua Escrita, vários pesquisadores da área começaram a construir uma nova didática da alfabetização, chegando ao conceito de ambiente alfabetizador. No começo, houve interpretações errôneas, e professores começaram a colocar nomes nas coisas, como etiqueta com a palavra lousa na lousa, etiqueta com a palavra mesa na mesa, supondo ser assim um ambiente alfabetizador. Com as pesquisas que se seguiram, concluiu-se que um ambiente alfabetizador não somente é aquele que contem material escrito, mas aquele em que diversos gêneros textuais estão presentes e sendo usados, dentro de uma função comunicativa. Ou seja, o uso tem de ser efetivo.
A partir dessa ideia, analise as afirmativas abaixo:
I) A noção de ambiente alfabetizador se amplia e não se restringe ao afixar de material escrito nos espaços escolares.
II) O processo de ensinar e aprender, de forma contextualizada e significativa, leva em conta as necessidades dos alunos e da sociedade.
III) O trabalho educativo no ambiente escolar deve prever não só o desenvolvimento de capacidades necessárias às práticas de leitura e escrita, mas também de fala e escuta compreensiva em situações públicas.
São corretas as afirmativas:
I, II e III.I e II.III apenas.II apenas.II e III.