A partir das informações do historiador Herbert Klein, pode-se afirmar que atualmente há uma historiografia dedicada a rever muitos dos paradigmas consagrados a respeito do tráfico transatlântico de cativos. a) Analise o papel dos africanos no comércio de cativosb) Enumere duas razões para o fracasso da lei de abolição do tráfico em 1831 no Brasil.
#UFF
Soluções para a tarefa
A - O papel dos povos africanos no comércio de cativos era ativo, já que a elaboração de uma ampla rede de comercialização humana não poderia ter se dado somente por meio da ação europeia, já que os europeus não dominavam vastas extensões do continente.
Deste modo, o comércio de escravos dependia da captura e disponibilização da venda dos povos derrotados em guerras entre povos nativos africanos aos europeus.
B - A lei fracassou pois o Brasil dependia, economicamente, da prática da escravização humana para se manter economicamente ativo, de modo que abolir representaria um grande prejuízo para a exportação agrícola brasileira. Isto, associado com o fato de que o poder político na época se limitava aos grandes proprietários rurais, tornava a abolição impraticável.