ENEM, perguntado por JesicaSetti9137, 9 meses atrás

a partir das informações apresentadas, analise as afirmações a seguir: i. o termo fake news se consolidou como sinônimo de mentiras a partir das eleições de 2018 no brasil. ii. a punição das plataformas em que circulam as fake news é importante para inibir esse tipo de atitude. iii. a definição sobre o que é verdade deve partir do estado e das próprias plataformas em que circulam as fake news. é correto o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
3

As afirmativas I e II estão corretas.

A concepção do que é falso ou verdadeiro deve vir do publico que recebe essas noticias.

A simples copia ou inspiração em sites maiores de noticia ou a copia de noticias em mais de um meio de comunicação de noticias não indica que é uma fake news, mas o fato de uma noticia não ter nenhuma fonte citada é um claro sinal de fake news.

As fontes dão veracidade a uma informação, e torna possível a verificação da veracidade da informação, fake news tendem a serem textos afirmando algo sem embasamento algum.

Espero ter ajudado!

Respondido por raphaelrv
0

Resposta:

QUESTÃO 10: Alternativa 3: I e II, apenas.

Explicação:

I. O termo Fake News se consolidou como sinônimo de mentiras a partir das eleições de 2018 no Brasil.

CORRETO, vide enunciado da própria questão. “Nas eleições 2018, o termo "fake news" entrou definitivamente no vocabulário brasileiro.”

II. A punição das plataformas em que circulam as fake news é importante para inibir esse tipo de atitude.

CORRETO, vide enunciado da própria questão. “Primeiro, diz Morozov, é preciso multar as empresas de tecnologia que permitem a difusão de fake news - e que, em última instância, lucram com isso, já que sua lógica de negócios é manter o usuário ativo para vender anúncios e coletar seus dados pessoais.”

III. A definição sobre o que é verdade deve partir do Estado e das próprias plataformas em que circulam as fake news.

FALSO, vide enunciado da própria questão. “O próximo passo seria criar um conselho independente, para decidir o que é verdade ou não. (...)”

Perguntas interessantes