A partir das ideias de Alfredo Bosi assinale a alternativa que apresenta os argumentos sobre os processos ligados à cultura de massa:
"...O homem da rua liga o seu rádio de pilha e ouve a música popular brasileira ou, mais freqüentemente, música popular (ou de massa) norte-americana. (...) A dona de casa liga a televisão e assiste às novelas do horário nobre. (...) Quase todos ouvem o repórter da noite. A música e a imagem vêm de fora e são consumidas maciçamente. (...) Tudo isto é fabricado em série e montado na base de algumas receitas de êxito rápido. (...) Isso é a cultura de massa ou, mais exatamente, cultura para as massas. (...) Os processos psicológicos envolvidos nesses programas são, em geral, os de apelo imediato: sentimentalismo, agressividade, erotismo, medo, fetichismo, curiosidade. Há uma dosagem de realismo e conservadorismo que, ao mesmo tempo, excita o desejo de ver, mexe com as emoções primárias e as aplaca no happy end. Tudo o que é posto em crise no decorrer do programa ou do texto ilustrado é reestruturado no final. Umberto Eco refere-se, com justeza, a estruturas de consolação para qualificar o sentido desses procedimentos chamativos que mantêm a atenção de milhões de consumidores culturais..." BOSI, Alfredo. Cultura brasileira e culturas brasileiras. Disponível em: http://www.cdrom.ufrgs.br/bosi/bosi.pdf
Escolha uma:
a. A cultura de massa para uma sociedade estratificada possui mecanismos complexos de desenvolvimento da linguagem. Os processos comunicativos envolvidos no consumo dessa cultura envolvem relações de percepção do processo comunicativo, e cuidam para que exista sempre um "happy and" que nos consola.
b. A cultura de massa para uma sociedade de consumo possui mecanismos complexos de fruição. Os processos psicológicos envolvidos no consumo dessa cultura envolvem relações de forte apelo emocional que inquietam durante o processo, mas cuidam para que exista sempre um "happy and" que reestrutura nossa percepção e nos consola.
c. A cultura de massa para uma sociedade de consumo possui mecanismos complexos de rompimento da alienação. Os processos psicológicos envolvidos no consumo dessa cultura envolvem a clara revelação dos usos da linguagem, que cuidam para que exista sempre uma percepção clara do uso da linguagem que reestrutura nossa percepção e nos consola.
d. A cultura de massa para uma sociedade igualitária possui mecanismos de fruição simples. Os processos psicológicos envolvidos no consumo dessa cultura são intelectualmente relevantes e valorizam e estimulam nossa percepção.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
alguem sabe a resposta?
sandrapaiva2014:
alguem sabe a resposta?
Perguntas interessantes
Inglês,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Artes,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás