A partir das discussões propostas pelo positivismo, explique a frase (presente no texto sobre Durkheim): “E uma das primeiras coisas que ele (Durkheim) fez foi criar regras que fizessem com que a Sociologia fosse capaz de estudar os acontecimentos sociais de maneira semelhante ao que faz a Biologia quando olha para uma célula, por exemplo”.
Soluções para a tarefa
Olá!
Émile Durkheim (1858-1917), sociólogo francês, é autor da obra “As regras do método Sociológico”, publicada em 1895. É neste livro que ele demonstra que pode e deve existir uma sociologia objetiva e científica, cujo objeto é o fato social. Para que esta sociologia exista, é preciso que seu objeto seja específico, sendo diferente do das outras ciências, e que possa ser observado e explicado de maneira semelhante como ocorre com os fatos observados pelas outras ciências.
Para Dukheim, o objeto da Sociologia é o fato social. O fato social deve ser considerado como coisa, sendo o conjunto de ações, pensamentos e sentimentos exteriores ao indivíduo mas impostos a ele pela sociedade. Para ser considerado um fato social, ele deve ter as seguintes características:
- exercer uma coerção sobre os indivíduos: obriga o indivíduo a se adaptar às regras da sociedade;
- ser geral: porque são coletivos, existindo para toda a sociedade; e
- ser externos: estão organizados antes mesmo do indivíduo nascer.
Todo
fato social tem como causa um outro fato social, e nunca um fato da
psicologia individual. E
este
é o centro do pensamento metodológico de Durkheim. Para ele o fato
social é específico, provocado pela associação dos indivíduos.
Ou
seja, para explicar um fenômeno social, é preciso buscar a sua
causa no meio social – e não no seu estado anterior de sociedade,
porque esta possui uma realidade de natureza diferente da realidade
individual.
Tomando tudo isso por regra, Durkheim faz com que a Sociologia possa olhar os acontecimentos sociais assim como a Biologia olha para uma célula.
Espero
ter ajudado! Bons estudos!