A partir das concepções teóricas de Émile Durkheim, marque a alternativa INCORRETA: *
1 ponto
No fim do século XIX, Durkheim queria entender como o acelerado processo de transformação social capitalista, que se divide e se especializa os indivíduos em diversas funções diferentes, poderia realizar a integração social.
A teoria da integração social criada por Durkheim defendia que as partes da sociedade (suas instituições e/ou indivíduos) se relacionam de forma harmoniosa e estável. As instituições sociais não instituem maneiras de agir e não fixa julgamentos.
Durkheim viveu no período da Idade Moderna, e seus estudos não contemplaram questões relacionadas à indagação de como as sociedades se mantém integradas.
Para Durkheim, toda a pesquisa sociológica deve ser feita de maneira neutra, sem pré-conceitos, operando através da observação e experiência.
Soluções para a tarefa
Resposta: Durkheim viveu no período da Idade Moderna, e seus estudos não contemplaram questões relacionadas à indagação de como as sociedades se mantém integradas.
Resposta:
1)c) Na concepção de Durkheim, as instituições fazem parte do processo de socialização. Elas possuem a função de manter o bom funcionamento da sociedade e atender as necessidades dos indivíduos./Vimos nesta aula a importância das instituições sociais para a harmonia da sociedade. Como o enunciado pede a questão correta, você acertou, pois esta questão contempla o conceito de instituição social elaborado por Émile Durkheim.
2)d) Para Durkheim, as regras morais não são coercitivas, isto é, não são impostas aos indivíduos./está enfatizada a importância da coercitividade da moral para a manutenção da sociedade, algo negado pela alternativa assinalada. Como o enunciado pede a questão incorreta, você assimilou muito bem o conteúdo.
Explicação:
1)c 2)d espero ter ajudado!