A partir da tirinha apresentada e considerando as ações humanas que impactam o meio ambiente,avalie as afirmações a seguir.I. A indústria agropecuária é uma grande geradora de resíduos sólidos, além de efluentes líquidoscontaminados principalmente com matéria orgânica; em rios e lagos, essa contaminação pode serresponsável pelo processo de eutrofização, gerando impactos ambientais.II. A contaminação do solo e das águas com material rico em metais pesados, como o chumbo,pode causar intoxicação humana e animal, manifestada, principalmente, por meio de sintomasgastrointestinais, como vômito e diarreia.III. O processo de geração de lixo, invariavelmente associado ao crescimento das populaçõeshumanas, está relacionado a danos ambientais, como a atração de animais sinantrópicos,potencialmente dispersores de doenças.É correto o que se afirma emA I, apenas.B II, apenas.C I e III, apenas.D II e III, apenas.E I, II e III.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A letra (E) é o gabarito da questão.
I. A indústria agropecuária é uma grande geradora de resíduos sólidos, além de efluentes líquidos contaminados principalmente com matéria orgânica; em rios e lagos, essa contaminação pode ser responsável pelo processo de eutrofização, gerando impactos ambientais.
CERTO. Na agricultura, por exemplo, ocorre o uso massivo de agrotóxicos, que são poluidores notórios da terra e da água. Desse modo, estes líquidos causam desequilíbrio ambiental das áreas em que são usados.
II. A contaminação do solo e das águas com material rico em metais pesados, como o chumbo,pode causar intoxicação humana e animal, manifestada, principalmente, por meio de sintomas gastrointestinais, como vômito e diarreia.
CERTO. Isso ocorre porque esses metais pesados não fazem parte do nosso organismo e, ao terem o primeiro contato com nosso corpo, são expulsos da forma rápida possível (vômito, diarreia).
III. O processo de geração de lixo, invariavelmente associado ao crescimento das populações humanas, está relacionado a danos ambientais, como a atração de animais sinantrópicos, potencialmente dispersores de doenças.
CERTO. Como é o caso dos morcegos, que são propagadores de doenças conhecidas (como a raiva).
Cuide-se bem!