ENEM, perguntado por sasauisasahsaui, 4 meses atrás

A partir da teoria da semântica, apresente, em um texto de 10 a 15 linhas, uma análise do enunciado produzido por Eduardo Marinho considerando os advérbios intensificadores (para mais e para menos) e antônimos tanto (muito) e pouco, indo além do significado apresentado pelo dicionário e estabelecendo uma relação da condição social e econômica brasileira atual.

Soluções para a tarefa

Respondido por AC1969
0

O enunciado faz menção a uma frase do artista plástico brasileiro Eduardo Marinho: "Por tão pouco terem tanto, é que tantos têm tão pouco." Nesta citação, os advérbios "tanto" e "pouco" são contrapostos como antônimos para compor, num jogo de palavras, um comentário sobre a disparidade social brasileira.

   

A semântica do jogo de palavras social de Eduardo Marinho

O exercício menciona que a análise do texto cabe à semântica, que é a área da linguística que se dedica ao estudo dos enunciados e de suas contextualizações significativas.

  • A semântica vai além do registro dos dicionários e leva em consideração o repertório do falante e o uso social de seu meio e de sua época.
     
  • Por isso a questão relaciona a citação ao contexto social e econômico brasileiro.
     
  • Em sua obra, Eduardo Marinho enfoca as questões, por exemplo, dos moradores em situação de rua, assim como a exclusão social. Essa informação não está contida no texto, mas é contextual.
     
  • Também é contextual a questão da disparidade socioeconômica brasileira. Esse conhecimento ajuda a colocar em perspectiva a frase do autor.
     
  • A semântica atua nesta área de compreensão.

   

Continue aprendendo sobre semântica aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/25559530

 

#SPJ1

Perguntas interessantes