A partir da sétima estrofe o eu lírico evoca o coração o "bronze feito carne e nervos".
a)Para de escreve-lo, ele emprega metáforas e comparações. Explique o sentido que essas figuras de linguagem sugerem no texto, utilizando exemplos de tais recursos estilísticos.
b)O eu lírico sugere que o coração lhe desperta determinado sentimentos e desejos. Quais são eles? Justifique sua resposta com elementos do texto.
c)Em meio a tais sentimentos despertados pelo coração, o eu lírico se volta para o mundo social, para as dores das crianças negras afastando-se do mundo cósmico, etéreo, sideral. Que trecho do poema expressa esse movimento do eu lírico?
Soluções para a tarefa
Olá!
Vamos as respostas:
A) Bom, sua questão está fazendo referência a parte das "Crianças Negras" presente na obra "Últimos Sonetos" do autor Cruz e Souza. As metáforas e as comparações presentes estão todas relacionadas ao coração, que é responsável por nos manter vivo como todo "interfere em nosso emocional". Podemos observar isso em: "bronze feito carne e nervos" e "és o supremo centro das avalanches das paixões humanas".
B) O elemento do texto que podemos perceber é quando ele diz "és tu que à piedade vens descendo" onde percebermos que o eu-lírico está criando piedade em seu coração, em relação as crianças negras e ao seu sofrimento.
C) O trecho do poema em que mostra o despertar desses sentimentos, é: "És tu que à piedade vens descendo, como quem desce do alto das estrelas; e a púrpura do amor vais estendendo; sobre as crianças, para protegê-las".
Espero ter ajudado! Bons Estudos!