A partir da segunda metade do século XVIII, com a primeira Revolução Industrial e o nascimento do proletariado, cresceram as pressões por uma maior participação política, e a urbanização intensificou-se, recriando uma paisagem social muito distinta da que antes existia.QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: UFMG, 2002.As mudanças citadas foram conduzidas principalmente pelos seguintes atores sociais: *
a) Burguesia e trabalhadores assalariados
b) Igreja e corporações de ofício.
c) Realeza e comerciantes
d) Campesinato e artesãos.
e) Nobreza e artífices.
Soluções para a tarefa
Beleza, temos que relacionar o Iluminismo que no seculo 18 ganhou muita força. Vou citar a Inglaterra como exemplo... O parlamento mandava na gestão, Guilherme de Orange que foi rei da Inglaterra, não fazia nada e nem mandava. Então logo é de se pensar em levar pelos fatos a alternativa correta é a C.
É correta a alternativa A, sendo a burguesia e o proletariado (ou seja, o conjunto de trabalhadores assalariados) os dois grandes grupos sociais que passaram a marcar a realidade econômica e política das sociedades industrializadas.
Estes dois grupos, que possuem interesses econômicos antagônicos, já que os trabalhadores buscam melhores salários e condições de trabalho e a burguesia a maximização dos lucros por meio da super exploração da mão de obra, estão na base das principais disputas políticas desde então.