A partir da segunda metade do século XIX, as potências europeias começaram a disputar áreas coloniais na África, na Ásia e na Oceania. Seus objetivos eram a busca por fontes de matérias-primas, mercado consumidor, mão de obra e oportunidades de investimento.
1. As justificativas morais para essa colonização, no entanto, estavam relacionadas com o que se chamava de darwinismo social, cujo significado é: *
1 ponto
a) o homem branco de origem europeia estava imbuído de uma missão civilizadora, através da qual deveria levar para seus irmãos de outras cores, incapazes de fazer isso por si mesmos, as vantagens da civilização e do progresso, resgatando-os da barbárie e do atraso aos quais estavam submetidos
b) os colonizadores europeus tinham a tarefa de ensinar os princípios fundamentais da democracia, ensinando aos povos colonizados o processo de governo democrático, permitindo-lhes se afastar de governos tirânicos e autocratas
c) a colonização tinha como tarefa repassar aos povos colonizados os fundamentos da economia capitalista, para que eles mesmos pudessem gerenciar as riquezas de seus territórios e, com isso, possibilitar o desenvolvimento social de seu país
d) estudar, segundo uma perspectiva antropológica, a organização das sociedades colonizadas, conhecer seus princípios religiosos, políticos, culturais e sociais, com o objetivo de ajudar a preservá-los
No início do século XIX, o naturalista alemão Carl Von Martius esteve no Brasil em missão científica para fazer observações sobre a flora e a fauna nativas e sobre a sociedade indígena. Referindo-se ao indígena, ele afirmou:
“Permanecendo em grau inferior da humanidade, moralmente, ainda na infância, a civilização não o altera, nenhum exemplo o excita e nada o impulsiona para um nobre desenvolvimento progressivo (…). Esse estranho e inexplicável estado do indígena americano, até o presente, tem feito fracassarem todas as tentativas para conciliá-lo inteiramente com a Europa vencedora e torná-lo um cidadão satisfeito e feliz.”
Carl Von Martius. “O estado do direito entre os autóctones do Brasil”. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/EDUSP, 1982.
2. (ENEM – ADAPTADA) Com base nessa descrição, conclui-se que o naturalista Von Martius *
1 ponto
a) A citação de Carl Von Martius apoiava a independência do Novo Mundo, acreditando que os índios, diferentemente do que fazia a missão europeia, respeitavam a flora e a fauna do país
b) Nessa frase, Carl Von Martius discriminava preconceituosamente as populações originárias da América e advogava o extermínio dos índios e a supremacia da cultura branca e europeia.
c) Nesse pensamento, Carl Von Martius estava preocupado em impedir o processo de aculturação, ao descrever cientificamente a cultura das populações originárias da América, preocupando-se na conservação e preservação da cultura dos povos originários.
d) desvalorizava os patrimônios étnicos e culturais das sociedades indígenas e reforçava a missão “civilizadora européia”, típica do século XIX. Tese fundada no darwinismo social e na imposição de culturas “superiores” sobre as “inferiores.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - A
2 - D
Explicação:
1 - a) Correta - o homem branco de origem europeia estava imbuído de uma missão civilizadora, através da qual deveria levar para seus irmãos de outras cores, incapazes de fazer isso por si mesmos, as vantagens da civilização e do progresso, resgatando-os da barbárie e do atraso aos quais estavam submetidos.
Sim, realmente isso traduz o que significa darwinismo social. O homem branco sendo superior tinha vantagem para dominar os povos colonizados. Retirá-los da barbárie e do atraso aos quais estavam submetidos.
2 - d) Correta desvalorizava os patrimônios étnicos e culturais das sociedades indígenas e reforçava a missão “civilizadora européia”, típica do século XIX. Tese fundada no darwinismo social e na imposição de culturas “superiores” sobre as “inferiores.
Quando o escritor fala que os indígenas não tem nenhum progresso em sua cultura ele realmente desvalorizava os patrimônios étnicos e culturais das sociedades indígenas. E quando afirma que os indígenas estão em um grau inferior, realmente reafirma parte do darwinismo social de imposição das culturas superiores