História, perguntado por alinemicheleped, 3 meses atrás

“A partir da segunda metade do século XIX, a posição intermediária ocupada pela ciência histórica – entre a especulação filosófica e a explicação causal das ciências naturais – levou historiadores, filósofos, filólogos e sociólogos a investigarem e ressaltarem a especificidade metodológica das ciências humanas. (...) Para Droysen, a história lida costumeiramente com fenômenos que não se deixam entender de maneira determinista. A tarefa do historiador seria, portanto, reconstruir eventos e decifrar significados do passado que se tornaram pouco ou nada evidentes ao olhar contemporâneo.”

ASSIS, Arthur. A teoria da história de Jörn Rüsen: uma introdução. Goiânia: Editora UFG, 2010. p. 8.

As noções sobre a subjetividade do historiador talvez tenham sido um dos principais fatores que influenciaram historiadores contemporâneos e estiveram presentes desde a organização da História como disciplina. Sobre o Historicismo alemão, pode-se afirmar que:
A. Johan Gustav Droysen (1808-1884), Leopold von Ranke (1795-1886) e Émile Durkheim são seus principais representantes.
B. A subjetividade é vista como um problema que acometia a disciplina.
C. O Historicismo preocupou-se com a explicação da história a partir de modelos explicativos gerais.
D. Utilizou-se da hermenêutica no trato com as fontes textuais.


alinemicheleped: Resp. Alternativa D

Soluções para a tarefa

Respondido por sechisantos
4

Resposta:

D.  

Utilizou-se da hermenêutica no trato com as fontes textuais

Explicação:

Por que esta resposta é a correta?

Os historicistas viam a História como o desenrolar de fatos que precisavam ser compreendidos pelo historiador e, para tanto, utilizaram-se da hermenêutica. O papel do historiador é relativo frente ao seu objeto de estudo, o que não representa um problema epistemológico para os historicistas. Seus principais representantes foram Johan Gustav Droysen (1808-1884), Leopold von Ranke (1795-1886) e Theodor Mommsen (1817-1903), cujos ideais estavam em consonância com a burocracia do nascente Estado alemão. A História era identificada a partir da singularidade dos fatos e não a partir de Leis Gerais como pensavam os positivistas.


luciaureliano: Obrigada
Perguntas interessantes